10 alimentos que não deve guardar (nunca) no frigorífico

Coloca o tomate no frigorífico? Pois, não o faça…

O frigorífico é fundamental para guardamos a fruta e os vegetais frescos e alguns alimentos no congelador, como a carne e o peixe. Mas atenção que o frio não faz bem a todos os alimentos. Alguns podem perder todas as suas qualidades e atributos quando em contacto com o frio. Saiba quais:

1- Só deve guardar um abacate no frigorífico se quiser que este amadureça rapidamente. Se o guardar no frigorífico ainda verde, este vai amadurecer demasiado rápido e ficar com um aspeto escuro e sem sabor.

2- Guarde os alhos num local fresco e seco – tudo o que um frigorífico não é. Se guardar o alho no frio, este vai ganhar mofo e deixar de ser comestível em muito pouco tempo.

3- Um espaço fresco e escuro é o ideal para ter o azeite. No frigorífico ele vai condensar e ficar com uma consistência mais dura, quase como manteiga.

4- Acondicione as batatas dentro de um saco de papel num lugar fresco, como uma despensa. Os sacos de papel funcionam melhor que os plásticos porque são mais respiráveis e a batata não apodrece tão rapidamente. Esta sugestão também tem validade para as batatas-doces.

5- No frigorífico, o café pode perder o seu sabor e absorver alguns dos demais odores. Mantenha o café num local fresco e escuro, onde ele possa reter a sua essência.

6- A humidade amolece e tira o sabor às cebolas. Por isso, estas não devem ser armazenadas no frigorífico, mas sim num local fresco e seco. Contudo, separe-as das batatas, pois quando juntas, ambas têm um período de deterioração mais rápido.

7- O manjericão pode murchar mais rápido se o tiver guardado no frio. No frigorífico, este pode, também, absorver os cheiros da comida. Conserve-o fora, com as folhas cortadas, numa tigela de água fresca. Se o quiser armazenar por um longo tempo, o melhor pode ser a sua congelação.

8- Basta manter o mel bem fechado fora do frigorífco, pois lá dentro tem um risco maior de cristalizar.

9- O pão, idealmente, quer-se comido ainda quentinho, acabado de sair do forno. Mas se tivermos de esperar e guardar antes do consumo, no frigorífico, este seca mais rapidamente. Por isso, nessas situações, mais vale cortar em fatias e congelar. O pão no congelador deve ser embrulhado de modo a reter sua humidade, e quando o quiser comer, deve tirá-lo com antecedência para descongelar devagar e aquecer (idealmente no forno), antes de comer ou torrar.

10- O ar frio do frigorífico interrompe o processo de amadurecimento, que é o que dá mais sabor aos tomates, além de alterar a sua própria textura. Mantenha os tomates dentro de uma tigela ou cesta no balcão da cozinha.

Ler Mais