Descubra 10 benefícios da erva-cidreira

Desde aliviar as dores de cabeça até diminuir os efeitos do Alzheimer.

1. Melhora a qualidade do sono
A erva cidreira possui compostos fenólicos na sua composição, como o ácido rosmarínico, que tem propriedades calmantes e sedativas, o que pode ser útil para combater a insónia e melhorar a qualidade do sono.

Além disso, alguns estudos mostram que beber chá de erva cidreira duas vezes por dia durante 15 dias melhora o sono em pessoas com insónia e que a combinação de erva-cidreira e valeriana pode ajudar a aliviar a inquietação e os distúrbios do sono.

2. Combate a ansiedade e o stress
A erva cidreira ajuda a combater a ansiedade e o stress por possuir ácido rosmarínico na sua composição que age aumentando a atividade dos neurotransmissores no cérebro, como o GABA, que contribui para a sensação de relaxamento do corpo, de bem-estar e tranquilidade e diminuição dos sintomas de ansiedade como agitação e nervosismo.

Alguns estudos mostram que tomar uma única dose de erva-cidreira aumenta a calma e o estado de alerta em adultos sob stress mental, e que tomar cápsulas com 300 a 600 mg de erva-cidreira três vezes ao dia, reduz os sintomas de ansiedade.

3. Alivia as dores de cabeça
A erva-cidreira também pode ser útil no tratamento de dores de cabeça, especialmente se ocorrerem como resultado de stress. Por conter ácido rosmarínico, propriedades analgésicas, relaxantes e anti-inflamatórias pode ajudar a relaxar os músculos, liberar a tensão e relaxar os vasos sanguíneos tensos, o que pode contribuir para o alívio das dores de cabeça.

4. Combate os gases intestinais
A erva cidreira contém citral, um óleo essencial, com ação antiespasmódica e carminativa, inibindo a produção de substâncias responsáveis por aumentar a contração do intestino, o que alivia a cólica e combate a produção de gases intestinais.

5. Alivia os sintomas da TPM
Por possuir compostos fenólicos na sua composição como o ácido rosmarínico, a erva cidreira ajuda a aliviar os sintomas da TPM por aumentar a atividade do neurotransmissor GABA no cérebro, o que melhora o estado de mal humor, nervosismo e ansiedade, associados à TPM.

6. Combate problemas gastrointestinais
Pode auxiliar o tratamento de problemas gastrointestinais como indigestão, dor de estômago, náuseas, vómitos, refluxo gastroesofágico e síndrome do intestino irritável, por exemplo, por conter o ácido rosmarínico na sua composição, além de citral, geraniol e beta-cariofileno, com ação anti-inflamatória, antioxidante, antiespasmódica e de eliminação dos gases intestinais, o que ajuda a aliviar os sintomas e o desconforto de problemas gastrointestinais.

7. Combate a herpes labial
Alguns estudos mostram que os ácidos cafeico, rosmarínico e felúrico presentes na erva cidreira possuem ação contra o vírus da herpes labial por inibir o vírus e impedir que se multiplique, o que previne a propagação da infeção, reduz o tempo de cicatrização e contribui para o efeito rápido sobre os sintomas típicos de herpes labial.

8. Elimina fungos e bactérias
Alguns estudos laboratoriais in vitro mostram que os compostos fenólicos como os ácidos rosmarínico, cafeico e cumárico presentes na erva cidreira são capazes de eliminar fungos, principalmente os fungos de pele.

9. Auxilia no tratamento do Alzheimer
Alguns estudos mostram que os compostos fenólicos da erva cidreira, como o citral, podem inibir a colinesterase, uma enzima responsável por degradar a acetilcolina que é um neurotransmissor cerebral importante para a memória. As pessoas com Alzheimer normalmente têm uma diminuição da acetilcolina, o que leva à perda de memória e diminuição da capacidade de aprendizado.

Além disso, estudos indicam que tomar erva-cidreira por via oral durante 4 meses pode reduzir a agitação, melhorar o raciocínio e reduzir os sintomas da doença de Alzheimer.

10. Tem ação antioxidante
A erva cidreira possui flavonóides e compostos fenólicos na sua composição, principalmente os ácidos rosmarínico e cafeico, que possuem ação antioxidante, combatendo os radicais livres e reduzindo os danos nas células. A erva cidreira pode auxiliar na prevenção de doenças associadas ao stress oxidativo causado pelos radicais livres como as doenças cardiovasculares.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...