10 conselhos matrimoniais dados por casais que estão juntos há mais de 50 anos

A experiência de vida traz consigo uma valiosa sabedoria. Aprenda com quem vive em conjunto há mais de meio século.

Quando nos casamos pela primeira vez é natural recebermos inúmeros conselhos sobre quais são os principais segredos para manter uma relação saudável durante toda uma vida. “Nunca ir dormir zangados”, “lembrar que estão na mesma equipa” ou “acima de tudo manter a amizade” são algumas das mais recorrentes sugestões que as pessoas nos dão.

Numa fase inicial, estes tipos de frases podem-nos parecer algo irrelevantes. Estamos ainda no período “pós lua de mel”, não temos ainda nenhum tipo de preocupações associadas à possível degradação da relação ao longo do tempo. No entanto a verdade é que como sabemos a alta taxa de divórcios é uma realidade das sociedades modernas. Inclusive nos casais com mais de 50 anos de idade esta realidade – também conhecida como grey divorces – está a tornar-se cada vez mais frequente.

Mas afinal, como conseguem manter os casais um casamento e uma relação feliz ao longo de mais de 50 anos? Para ajudar a responder a esta questão, o portal BestLife reuniu alguns testemunhos de casais já envelhecidos que se mantém juntos (e felizes!) há mais de meio século.

 

  1. Aceite o seu parceiro tal como ele é

Olhar para um parceiro como um work in progress, como algo que pode ser melhorado é uma receita para o desastre. Não deve passar a sua vida a tentar mudar a forma de ser da outra pessoa. Aceite (ou não) a sua personalidade tal como ela é. Aceite tanto as coisas boas como as características menos boas e chatas. É exatamente isto que torna as pessoas únicas e especiais.

  1. Imagine como seria a sua vida sem ele

Não é por a sua relação passar algumas vezes por períodos menos bons, que isso significa que simplesmente vocês não são um bom par. Imaginar a nossa vida sem o nosso parceiro pode ser um bom exercício para relembrar o quanto ele significa para nós. Concentre-se nestes pensamentos.

  1. Aprenda a fazer compromissos

Todos os casais têm conflitos. É normal existirem algumas discussões e discórdias ao longo dos anos. No entanto é importante que saiba escolher as suas “batalhas” e perceba quando simplesmente deve aceitar o ponto-de-vista da outra pessoa. Colocar o interesse da outra pessoa acima do nosso pode ser, por vezes, uma estratégia essencial para manter um bom relacionamento.

  1. Demonstre fisicamente o seu afeto

É fundamental que continue sempre a fazer o seu parceiro sentir-se amado. Para além de todas as palavras e conversas, por vezes nada transmite melhor o nosso amor do que um contacto direto, físico. Um beijo e um abraço podem ser mais fortes que mil palavras. O sexo é ainda obviamente outra componente essencial da demonstração física de afeto e deve ser algo que continue a fazer parte da relação.

  1. Mantenham a relação de amizade

Para além de toda a componente romântica não se deve igualmente esquecer de trabalhar para manter a relação de amizade. A verdade é que grande parte do seu tempo de vida será passado ao lado do seu parceiro, assim é importante que aprecie a sua companhia e amizade. Passarem tempo juntos a divertirem-se ou a ajudarem-se mutuamente é essencial para manter uma convivência saudável ao longo dos anos.

  1. Viva no momento

Saiba apreciar os pequenos momentos da vida. Por vezes os instantes normais do dia-a-dia podem ser aproveitados para manter a paixão bem viva. Tente ser espontâneo e transforme atividade aborrecidas em algo especial. Compre umas flores a caminho de casa. Ou traga para casa um doce surpresa ao seu parceiro.

  1. Garanta que têm as mesmas prioridades financeiras

Você e o seu parceiro não precisam de ser exatamente iguais no que diz respeito à gestão financeira. É natural que um membro do casal possa ser mais gastador e outro mais poupado. No entanto é importante que exista um alinhamento claro em relação às perspetivas financeiras de futuro. Grandes compras e investimentos devem sempre ser definidos em conjunto.

  1. Tenha sentido de humor

Por vezes as coisas podem não correr bem. A relação pode passar por dificuldades, por discussões. Nestes casos é ideal que consigam olhar para as situações com um certo sentido de humor. Sejam capazes de rir em conjunto, de ver sempre o lado mais positivo da vossa relação.

  1. Perceba que a “relva do outro lado nem sempre é mais verde”

Muitas pessoas acabam por se sentir infelizes nas suas respetivas relações por passarem demasiado tempo a pensar na possibilidade de existir algo melhor para elas fora do seu relacionamento. “Outra pessoa que me sentir mais feliz; outro caminho ou estilo de vida que faça mais sentido para mim?” Estas são algumas questões que as pessoas podem colocar a si próprias. A verdade é que na maioria dos casos a resposta a esta pergunta é negativa. Saiba apreciar e valorizar aquilo que tem, caso contrário irá viver uma vida atormentada por estes “fantasmas”.

  1. Nenhum casamento é perfeito

Não tente comparar a sua relação com nenhuma outra qualquer. Não existem situações perfeitas, todos temos problemas. Ao contrário do que pode parecer nas redes sociais, nem toda a gente é absolutamente feliz e vive vidas de sonho. Aprenda a aceitar as coisas menos boas do seu relacionamento. Esperar uma compatibilidade infalível a todos os níveis é uma expectativa irrealista, que pode comprometer a sua felicidade a longo prazo.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...