10 dicas (essenciais) de comunicação que prometem fortalecer a sua influência

Por vezes é mesmo necessário sermos capazes de convencer os outros das nossas ideias e decisões. Saiba como o pode fazer mais eficazmente.

A interação humana nem sempre é um processo simples. Sobretudo para pessoas que necessitam de exercer algum tipo de autoridade pode ser bem difícil compreender qual o tom e estilo que deve ser utilizado para conseguir persuadir os outros.

Conseguir convencer alguém e saber apresentar o real valor das nossas ideias é um dos skills mais determinantes tanto para o nosso sucesso profissional, como pessoal.

Recentemente os especialistas do portal Psychology Today recolheram um conjunto de dicas e técnicas que devem ser utilizadas para maximizar a nossa capacidade de persuasão. Eis as principais conclusões.

 

  1. Ouvir atentamente

Pode ser algo tentador falar mais do que ouvirmos. No entanto é determinante que saiba avaliar cada situação, de forma a perceber exatamente quanto tempo deve falar numa determinada situação. Regra geral é aconselhado que seja capaz de ouvir atentamente e evite interrupções para não fazer a outra pessoa sentir-se desvalorizada.

 

  1. O poder do silêncio

Muitas vezes é bastante mais sensato e eficaz remeter-se a um silêncio. Não comece imediatamente a falar sempre que os outros param. Deixe que exista um período curto de silêncio. Isto irá ajudar a que as outras pessoas consigam terminar melhor os seus discursos e permite ganhar algum precioso tempo de reflexão.

 

  1. O conceito de camaleão

Sendo certo que não deve nunca comprometer os seus valores éticos, é fundamental que seja capaz de adaptar o seu discurso dependendo da audiência. Deve sempre avaliar se deve ser mais rápido ou mais lento, mais ou menos sério, etc.

 

  1. Validar os outros

É muito importante que seja capaz de ir expressando mensagens que validem o discurso dos outros. Um forte contacto visual, o acenar com a cabeça ou o validar de um ponto em concordância são tudo ferramentas que irão ajudar a que o outro se sinta mais confortável e valorizado junto de si.

 

  1. Procure interesses comuns

De forma a “lubrificar” uma relação nada é mais eficaz do que encontrar interesses comuns. Sejam hobbies, interesses desportivos ou perspetivas de vida. Sempre que possível deve falar destes temas e ir percebendo o mais possível quais os verdadeiros interesses dos outros.

 

  1. A regra 30-50

Numa conversa entre duas pessoas é recomendado que siga esta regra. Tente sempre falar entre 30 a 50% do tempo.

 

  1. Faça boas perguntas

A maior parte das pessoas gostam de responder a boas perguntas, sobretudo se forem sobre temas a que possam responder facilmente. Procure perceber o que os outros pensam e dê espaço para que estes partilhem algumas das suas ideias e visões.

 

  1. Saiba contar uma história

Procure formular e criar o seu discurso seguindo algumas das principais dicas de guionismo. Siga uma estrutura clara. Comece por formular um problema anterior. Explique as respostas e os desafios que enfrentou. No final identifique soluções interessantes e evidencie os benefícios que daí podem resultar.

 

  1. Difusa qualquer problema antecipadamente

Se planeia falar sobre algum tema mais desconfortável ou conflituoso numa reunião é recomendado que antes escolha falar pessoalmente com a pessoa envolvida. Explique o que vai acontecer e ouça o seu feedback. Procure sempre preparar a pessoa para o que pode surgir e assim evite inimigos desnecessários.

 

  1. Utilize o humor e um ritmo mais calmo para aliviar tensão

Os conflitos são inevitáveis. É assim determinante que sejamos capazes de os gerir da melhor forma, evitando que se tornem em problemas maiores. O humor pode ser interessante para aliviar momentos de maior tensão. De resto procure sempre manter a calma e ouvir atentamente a outra pessoa.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...