10 estratégias para conseguir lidar melhor com a sua tristeza

Não deixe que estes tipos de sentimentos mais negativos afetem significativamente o seu bem-estar. Saiba o que fazer.

A tristeza é um sentimento complexo que pode representar muita coisa e que pode ser causado por diferentes fatores. Sentir pesar, sentir falta de alguém importante, desilusão e frustração são tudo questões associadas a este estado de espírito.

Sendo certo que é normal sentirmo-nos por vezes mais tristes, a verdade é que esta é uma condição muito associada a estados depressivos que podem ter graves consequências para a sua saúde. A tristeza pode contribuir para uma menor autoestima, para uma menor qualidade de sono e para uma maior dificuldade em apreciar verdadeiramente as coisas.

[Leia também: Afinal porque parece ser tão difícil alcançar a felicidade?]

Felizmente existem algumas estratégias que todos podemos seguir para minimizar os efeitos mais negativos da tristeza e para, em alternativa, estimular a nossa felicidade. Eis algumas das principais dicas recomendadas pelo portal Psychology Today.

 

  1. Ultrapasse o pensamento negativo

Temos tendência para permitir que a nossa mente fique a ruminar sobre um determinado assunto, considerando exclusivamente tudo aquilo que pode correr mal ou que já correu. É uma característica comum nos estados depressivos e apenas acentua desnecessariamente os sentimentos mais negativos. É assim fundamental que seja capaz de libertar a sua mente deste tipo de pensamento. Para tal procure iniciar uma qualquer atividade física intensa que o obrigue a parar de pensar por alguns minutos. Este “choque” irá forçar a que se concentre no momento presente.

 

  1. Imagine um futuro positivos; e não algo terrível

Quando algo negativo acontece acabamos por nos sentir mais tristes. Temos imediatamente tendência para nos focarmos nos aspetos mais negativos, apensa pensamos nas formas como as coisas podem correr mal. Acreditamos que se avaliarmos estas possibilidades estaremos melhor preparados para enfrentar os desafios de futuro. No entanto isto apenas nos causa ainda maior sofrimento e nos aproxima de sensações ainda mais negativas. Nestas situações procure ativamente imaginar um futuro melhor e mais risonho.

 

  1. Aptidões mindfulness

A meditação e o mindfulness tem como objetivo estimular uma maior auto-reflexão, capaz de gerar conhecimento, equilíbrio e aceitação em relação às nossas emoções. Este tipo de prática pode ser fundamental para quebrar certas tendências de pensamentos mais negativas. Pare por uns minutos, concentre-se nas suas emoções e procure “aproximar-se” delas de uma forma curiosa e não crítica.

 

  1. Reavaliação cognitiva

Este termo refere-se a uma estratégia de regulação emocional que pode ser usada para reinterpretar uma situação triste ou negativa. O objetivo é conseguir destacar os aspetos mais positivos (ou menos negativos) da mesma. Isto é algo bastante difícil para muitas pessoas, no entanto é uma prática que pode apresentar excelentes resultados. Considere sempre a forma como algo poderia ter sido pior, pense em tudo aquilo pelo qual está grato ou nos pequenos aspetos positivos que advém da situação.

 

  1. Reforce a sua serotonina

Baixos níveis de serotonina estão associados à depressão. Uma forma simples e eficaz de aumentar estes níveis é consumir carbo-hidratos. Não é por acaso que normalmente nos sentimos reconfortados sempre que comemos algo deste gênero. Uma maior atividade física pode igualmente contribuir positivamente para aumentar os níveis de serotonina. Poderá ainda considerar um suplemento de 5-HTP capaz de ajudar este processo.

 

  1. Consuma menos açúcar

Este ingrediente não é apenas mau para a sua cintura. A verdade é que um consumo mais elevado de açúcar está associado a níveis superiores de depressão. Caso esteja a lidar com um período menos positivo evite consumir este tipo de produtos.

 

  1. Não se sinta obcecado pelos seus sentimentos negativos

Sentir tristeza é sempre algo realmente desagradável. No entanto devemos fazer um esforço para evitar concentrarmo-nos demasiado na falta de felicidade que sentimos. Estar constantemente a pensar na forma como nos sentimos miseráveis apenas contribui mais para a situação. Em alternativa procure apenas focar-se nas ações positivas que pode tomar para melhorar o seu estado emocional.

 

  1. Faça atividades que possa gerar um boost positivo

As sensações mais positivas podem ser capazes de quebrar uma linha de pensamento mais negativa. Por vezes é simplesmente mais fácil fazermos coisas que nos fazem sentir melhor do que tentar ativamente diminuir o impacto dos sentimentos mais negativos. Procure passar mais tempo junto de amigos, vá dar um passeio, leia um livro. Concentre a sua energia nas atividades que o fazem sentir mais feliz.

 

  1. Crie um plano

Tal como referido existem inúmeras ações que podem ajudar a reduzir a sua tristeza. Como tal é fundamental que seja capaz de criar uma espécie de plano para a felicidade. Aqui deverá gerar um sistema que o ajude a funcionar e agir sempre que se sente menos bem. Defina uma atividade positiva por dia, por exemplo. Aprenda o que funciona melhor para si.

 

  1. Seja amável consigo mesmo

Ao longo de todo este processo é essencial que seja capaz de cuidar bem de si. Caso tenha tendência para se concentrar exclusivamente nos aspetos menos positivos da sua personalidade ou comportamento, procure fazer exatamente o contrário. Pense nos seus pontos mais fortes, nas suas qualidades, reflita sobre tudo aquilo que se orgulha em si. Evitar ser demasiado crítico pode ser capaz de diminuir significativamente a sua tristeza.

 

 

[Leia também: Podem estes 5 tipos de felicidade transformar a sua vida?]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...