10 factos inacreditáveis e bizarros que vai (mesmo) querer conhecer

Até pode pensar que domina muitos temas, no entanto esta informação vai seguramente surpreender.

Quanto mais aprendemos, mais nos apercebemos que nada sabemos. Esta é uma verdade inquestionável. Mesmo num mundo em que o acesso à informação é tão fácil e aparentemente ilimitado, a verdade é que é simplesmente impossível conhecermos bem tudo aquilo que nos rodeia.

Ninguém consegue dominar todas as temáticas, ninguém pode memorizar todos os factos ou saber as respostas para todas as questões. É frequente deixarmo-nos surpreender por alguns dados sobre o reino animal ou sobre o funcionamento do nosso planeta que simplesmente nos deixam de “queixo caído”.

[Leia também: 5 factos (curiosos) sobre a Ilha da Páscoa que provavelmente desconhece]

Felizmente a curiosidade é uma característica intrínseca ao ser humanos. A imensidão do desconhecido não nos deve impedir de procurar sempre descobrir coisas novas, alargar horizontes ou aprender algo inteiramente novo. Nem que seja para impressionar os nossos amigos no próximo jantar.

Eis 10 factos inacreditáveis, recolhidos pelo portal BestLife, que prometem cativar a sua atenção e despertar a sua curiosidade.

 

  1. Existem maças pretas

Normalmente associamos as maçãs à cor vermelha, no entanto existem, como sabemos, outras variantes populares de cor verde ou amarela. Mas será que está na altura de associarmos este fruto também ao tom preto? A verdade é que existe uma variedade preta de maça chamada “diamante preto” que cresce nas montanhas do Tibete. Tirando esta tonalidade escura exterior o sabor é semelhante o interior é igualmente esbranquiçado.

  1. Passar alguns meses na Antárctica pode diminuir o tamanho do cérebro

Se alguma vez visitar a Antártica então procure socializar o máximo possível e fazer outros tipos de atividade que estimulem o seu cérebro. De acordo com uma investigação publicada no New England Jounal of Medicine em Dezembro de 2019, o tamanho do cérebro de 14 exploradores encolheu consideravelmente após 4 meses de estadia nesta região. Os investigadores acreditam que as causas estejam relacionadas com um prolongado isolamento e uma excessiva monotonia ambiental.

  1. O Tubarão da Gronelândia apenas atinge a maturidade sexual aos 150 anos

Este é considerado o animal vertebrado que mais anos vive no nosso planeta. O Tubarão da Gronelândia chega a viver 400 anos! Surpreendentemente apenas atinge a sua maturidade sexual aos 150 anos.

  1. O calendário da Etiópia está 7 anos atrasado em relação ao resto do mundo

Neste país as coisas são feitas de uma maneira algo diferente. Ao invés de seguirem o calendário Gregoriano (como a maioria dos países), a Etiópia usa um próprio. Ambos começam na altura de nascimento de Cristo, no entanto a Igreja Ortodoxa da Etiópia acredita que Jesus apenas nasceu em 7 d.c., após a promessa de Deus a Adão e Eva.

  1. Um lugar de estacionamento foi vendido em Hong Kong por quase 1 milhão de dólares

Se acha que tem dificuldade em estacionar na sua cidade então pense duas vezes. Em Hong Kong a situação de estacionamento então caótica e o número de carros é tão elevado, que os preços para lugares exclusivos são habitualmente exorbitantes. No ano passado foi atingido o recorde após um lugar ter sido vendido por 969.000 dólares.

  1. Existe um telefone no Japão para ligar aos mortos

Hoje em dia todos os telefones públicos são já uma raridade nas cidades. No entanto no Japão existe um ainda mais invulgar. Este “telefone do vento” foi criado por um homem chamado Itaru Sasaki com o objetivo de contactar o irmão que faleceu. Esta ideia tornou-se popular e deste então muitas têm sido as pessoas que utilizam este “telefone” para encontrar algum conforto.

  1. Se dobrar uma folha de papel 42 vezes, a espessura será suficiente para chegar à lua

Parece absurdo, mas é uma aplicação lógica das leis da matemática. Se dobrar uma folha ao meio, a sua espessura duplica. Se a voltar a dobrar, também a espessura voltará a duplicar. Com este tipo de crescimento exponencial bastam 30 dobras para que a folha atinga uma espessura de mais de 100 000 quilómetros – suficiente para chegar ao Espaço. Infelizmente o recorde mundial de número de dobras de folha ao meio não ultrapassa as 12.

  1. A Universidade de Oxford é mais antiga que a civilização Azteca

Este é apenas outro facto que parece inacreditável. A civilização Azteca começa em 1325 na área do México Central, com a fundação da cidade de Tenochtitlan. Isto pode parecer já uma eternidade, mas a verdade é que a Universidade de Oxford iniciou as suas aulas em 1096!

  1. Os bebés não choram lágrimas

Estranho, mas verdade. Apesar de serem conhecidos pelo seu choro, os bebés não produzem inicialmente quaisquer lágrimas. Apenas gritam e fazem barulho. A “habilidade” de libertar uma lágrima apenas surge mais tarde quando já têm entre 2 semanas a 3 meses de idade.

  1. Em média uma nuvem pesa mais de 450 mil quilos

Podem parecer montes fofinhos e flutuantes de algodão, mas a realidade é que o seu peso seria bem capaz de o esmagar. De acordo com a U.S Geological Center, em média uma nuvem pode pesar cerca de 550 toneladas. Apesar deste peso impressionante, a nuvem é capaz de flutuar porque o ar por de baixo da mesma é ainda mais pesado. Incrível!

 

[Leia também: 54,4ºC no Vale da Morte! Eis 5 factos (curiosos) sobre um dos locais mais quentes da Terra]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...