A melhor forma de mergulhar na cultura de um destino é fazê-lo tal e qual como os locais. Esqueça os autocarros e escolha algo mais aventureiro. Opte por um balão para sobrevoar a Turquia ou passeie a cavalo em França.
A Omio, uma aplicação para dispositivos móveis que ajuda o utilizador a encontrar e reservar os bilhetes para viagens de comboio, autocarro ou avião em 15 países europeus, fez uma lista com 10 das formas mais criativas de viajar pela Europa. Confira por si mesmo:
1. De bicicleta em Amesterdão
Os holandeses costumam alugar bicicletas para ir de uma ponta à outra de Amesterdão, pelos canais, parques e bairros. Mas, atenção: sempre que precisar de travar, rode com o pedal para trás. É assim que se faz com as bicicletas holandesas.
2. De cavalo em Camarga
Nesta região do Sul de França, famosa pelos seus lagos, os passeios a cavalo são muito comuns.
3. De balão na Capadócia
Esta região turca é muito conhecida pela suas características geológicas únicas no mundo e casas esculpidas pela erosão do vento e da água, em rochas calcárias e vulcânicas. Aqui, são frequentes os passeios de balão, sobretudo ao pôr-do-sol. Poderá sobrevoar, inclusive, o Parque Nacional de Göreme, património da UNESCO.
4. De ferry na Escócia
Ou melhor, pelas ilhas escocesas. De ferry pode visitar Skye, a ilha mais popular, mas também Oban Bay, South Uist, Lismore e Sound of Mull.
5. De eléctrico em Lisboa
Os turistas ficam encantados com o velhinho eléctrico amarelo. Apanhe o 28 e desfrute de um passeio pelos principais pontos turísticos da capital portuguesa, incluindo a Estrela, o Chiado, a Sé e a Graça.
6. De metro em Londres
Acredite se quiser, mas o metro londrino já é quase tão popular como a cidade e uma opção de transporte a considerar se planeia visitá-la.
Leia também: As 10 praias mais épicas (e bizarras) do mundo
7. De bicicleta (com cerveja) por Munique
Imagine este cenário: um grupo de amigos, a pedalar uma espécie de bicicleta gigante, que também é um bar ambulante. Sim, é possível em Munique.
8. De trenó na Noruega
Durante o inverno escandinavo, um passeio de trenó pode ser uma ideia a considerar. Puxados por cães (bem tratados), são bastante comuns, sobretudo nas localidades mais frias e remotas.
9. De vespa em Roma
É como nos filmes. Imagine-se de vespa vermelha pelas ruelas e praças de Roma, uma das mais belas capitais europeias. Os italianos chamam-lhe “la dolce vita”; já nós dizemos: “Em Roma, sê romano.”
10. De gôndola em Veneza
É a forma mais especial de visitar (e viver) Veneza e os seus 177 canais, 400 pontes e 118 ilhas. Opte por viajar numa gôndola mais ao fim do dia, quando há menos turistas e é mais barato.
Leia mais notícias sobre viagens, hotéis e restaurantes em www.viagenseresorts.pt