10 sinais (preocupantes) de que pode estar a perder a audição

Esteja atento a estas mudanças e procure obter um diagnóstico.

Todos sabemos como o envelhecimento pode afetar a nossa capacidade auditiva. Infelizmente ao longo da nossa vida somos expostos a inúmeros “agentes” agressivos que vão eliminando algumas células do canal auditivo responsáveis pela transformação das ondas sonoras.

Em média, estima-se que metade das pessoas com 75 anos ou mais tenham já perdido cerca de 35 decibéis de capacidade auditiva. Nestes casos passa a ser recomendado o uso de um aparelho auditivo capaz de auxiliar a pessoa.

Um diagnostico antecipado pode ser importante para conseguir gerir da melhor forma esta inconveniente situação. Descubra agora 10 dos sinais mais preocupantes a que se deve manter atento.

 

  1. Fica irritado quando as outras pessoas falam baixo

A primeira fase de uma progressiva perda de capacidade auditiva passa pela incapacidade de distinguir sons de alta-frequência. Em particular isto significa que se torna mais complicado compreender certos sons associados a consoantes, criando a impressão de que as outras pessoas não estão a falar de uma forma clara.

 

  1. Dificuldade a acompanhar uma conversa

Mesmo com esta maior dificuldade em escutar certos sons conseguimos estabelecer conversações sobretudo porque identificamos alguns maneirismos de fala, expressões faciais e movimentos de boca. Todavia isto por vezes nem sempre é fácil e rapidamente podemos começar a perder a capacidade de acompanhar tão bem o que os outros estão a dizer.

 

  1. Falar ao telefone é mais desafiante

Habitualmente os sons são rececionados pelas duas orelhas, no entanto quando falamos ao telefone apenas usamos uma. Ora, se o telefone estiver junto à orelha que sofre já uma maior perda auditiva então isso irá tornar estas conversas mais desafiantes. De resto muitos dispositivos móveis não transmitem sons com a melhor qualidade.

 

  1. Alguns sons parecem mais elevados do que o normal

Sente que está a assustar-se com maior facilidade sempre que ouve um som mais alto? Isto é algo que pode acontecer em casos de perda auditiva, devido a disparidade entre os dois canais auditivos. A perda de audição não é igual nas duas orelhas, pelo que os sons podem parecer bem mais elevados caso sejam rececionados pelo canal auditivo mais saudável.

 

  1. Maior dificuldade a conversar numa sala cheia

Para quase todos nós por vezes pode ser complicado lidar com o barulho de fundo que pode interferir com as nossas conversas. Todavia aprendemos a “bloquear” certos sons e concentrarmo-nos mais na pessoa à nossa frente. À medida que perdemos a capacidade auditiva perdemos igualmente um pouco desta capacidade de minimizar o impacto de certos sons de fundo.

 

  1. As pessoas em seu redor pedem para baixar o volume da TV

Até pode nem se aperceber do facto de estar a assistir ao seu programa favorito usando um volume excessivamente alto. No entanto, as pessoas em seu redor certamente irão reparar e sinalizar esse facto. Este é um sinal comum de que algo não estará bem com a sua capacidade auditiva.

 

  1. Sente que está a ficar “trapalhão”

A nossa audição desempenha um papel importante na criação da nossa noção de espaço. As ondas sonoras permitem-nos perceber quase inconscientemente onde estamos e as limitações do espaço físico que nos rodeia. Ao perder alguma desta capacidade auditiva, é comum que se perca também um pouco do equilíbrio e da noção espacial.

 

  1. Não se lembra do que os outros lhe dizem

A verdade é que nem sempre é fácil lembrarmo-nos das coisas que não conseguimos ouvir bem. Quando perdemos alguma da nossa capacidade auditiva perdemos também a capacidade de compreender facilmente todas as frases que nos são ditas. Acabamos por apenas fixar certos elementos isolados.

 

  1. Não compreende certas piadas

Pode acontecer que subitamente passe a ter mais dificuldade em rir-se das piadas das outras pessoas. O seu sentido de humor pode ser algo afetado pela sua capacidade auditiva, na medida em que acaba por não conseguir ouvir certos “jogos de palavras” ou “punchlines” mais engraçadas.

 

  1. Distrai-se com maior facilidade

É significativamente mais difícil e cansativo tentar “descodificar” uma determinada palavra quando não conseguimos compreender todos os elementos de uma determinada frase ou som. É assim mais complicado permanecer concentrado e focado no que outra pessoa está a dizer.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...