10 sinais subtis de que está (sem saber) num mau casamento

Vamos ser sinceros: a maior parte dos relacionamentos não sobrevive a longo prazo. Conheça aqui os sinais que evidenciam que algo pode não estar certo.

Quando vemos um casal feliz, que vive uma relação amorosa saudável, os sinais disso mesmo costumam ser bastante óbvios. Não conseguem deixar de se tocar, riem-se constantemente e parecem querer passar todo o tempo juntos. A história parece ser diferente quando as coisas começam a correr mal, e muitas vezes os sinais de degradação de uma relação podem ser bem mais subtis.

Segundo a Dra. Inna Khazan (autora e psicóloga clínica) as pessoas tendem a racionalizar todos os indícios de que algo não está certo. Acreditamos que é normal, que nenhuma relação é perfeita e como tal acabamos por desvalorizar estes sentimentos. Apesar desta especialista confirmar que não existem obviamente relações perfeitas a verdade é que também é importante saber distinguir as “imperfeições com as quais iremos saber lidar dos problemas com os quais não iremos conseguir lidar/aceitar”, refere Khazan.

Se por uma qualquer razão está preocupado com o seu casamento, descubra aqui alguns dos principais sinais a que deve prestar atenção. Reconhecer estas situações será fundamental para que consiga resolver alguns problemas conjugais que porventura estejam escondidos

 

  1. Não participa nas atividades e hobbies do seu parceiro

Apesar de poder ser ótimo e saudável participar em atividades independentes do seu parceiro, a verdade é que se estão constantemente a evitar ir ver um determinado filme que ambos querem ver ou se estão sempre a encontrar desculpas para não irem fazer um workshop em conjunto, então isto pode ser um sinal de que algo não está bem.

  1. Fazem tudo juntos

Por outro lado, existe sempre o risco de estarem muito co-dependentes. Estarem constantemente juntos e a seguir todos os passos um do outro não é um bom sinal. Pode começar por parecer algo positivo e saudável, mas rapidamente se pode tornar numa experiência que pode sufocar o casal e criar ressentimentos.

  1. Ignoram-se mutuamente quando estão no mesmo espaço

Nos dias de hoje não é de todo estranho encontrar casais lado a lado, mas cada um a olhar para o seu telemóvel. É normal. No entanto se começar a notar que durante todo o tempo que deveriam estar a aproveitar em conjunto, está constantemente à procura de uma desculpa para olhar para o telemóvel ou para se distrair com um vídeo ou ler um artigo, então isto pode significar que algo não esta ok.

  1. Deixaram de sair juntos

Pode ser complicado arranjar tempo e energia para irem jantar fora só os dois ou para irem aproveitar o tempo juntos fora, afastados de quaisquer outras distrações, dos filhos ou do trabalho. No entanto se o raro tempo livre não é ocupado a planear “saídas” com o seu parceiro então isso pode ser um problema.

Encontrar tempo de qualidade para conviver enquanto casal é fundamental para o sucesso de qualquer relação.

  1. Não têm energia para discutir

Ninguém gosta de estar sempre a discutir. Mas se não parece interessado em resolver alguns problemas ou falar de temas importantes, isso é normalmente um sinal de que já desistiu da relação.

  1. Encontram desculpas para passarem tempo sozinhos

Está sempre a tentar encontrar razões para participar em atividades que não incluem o seu parceiro? Evitar constantemente convidar o seu parceiro para fazer coisas – que até sabe que seriam do seu interesse – é um sinal de que a sua relação não está a atravessar uma fase saudável.

  1. Sentem-se exaustos após passarem tempo juntos

Se a única coisa que sente após passar uma tarde a conviver e a conversar com o seu parceiro é um enorme desgaste então isso é um sinal a que deve prestar atenção. O convívio entre o casal deve ser algo que o deixa feliz e com energia. Não deve ser algo que o deixa exausto.

  1. A sua vida de sonho não inclui o seu parceiro

O que pensa quando imagina a sua vida de sonho? Uma grande casa na praia? Viajar pelo o Mundo? Seja o que for, se não inclui o seu parceiro então deve reavaliar a sua relação.

  1. Sente que o seu parceiro não está a deixar evoluir

Ser realista é importante, mas se o seu parceiro está constantemente a dizer que as coisas que deseja fazer não fazem sentido ou que nunca irá conseguir concretizar os seus sonhos, então não está a receber o apoio que merece. Sentir que nos estão a impedir de evoluir enquanto pessoas é um dos sentimentos mais destrutivos para o sucesso de um relacionamento.

  1. Não procura o seu parceiro quando precisa de um apoio emocional

Para além das conhecidas “traições emocionais”, existem inúmeras outras formas de conseguirmos o apoio emocional que porventura nos esteja a faltar na nossa relação. Se está sempre interessado em confidenciar com outros e a falar sobre temas mais íntimos com colegas, amigos ou conhecidos, então está claramente a tentar encontrar algo que lhe falta na relação.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Black Friday 2019 em números
Automonitor
FIA escolhe Braga como palco do Hill Climb Masters 2020