3 estratégias eficazes para manter o seu foco durante a pandemia

A psicologia pode ajudar-nos a manter o rumo em direção aos nossos objetivos apesar de todas as circunstâncias adversas e turbulentas.

Já todos compreendermos a forma como a pandemia mudou as nossas vidas. Subitamente a nossa realidade foi alterada por completo. Os nossos hábitos mudaram, assim como algumas das prioridades. Certos planos e objetivos ficaram “em suspenso”. Os nossos instintos de sobrevivência ganharam primazia.

Sendo certo que ainda estamos a viver um período adverso, a verdade é que se torna também necessário recuperar alguns dos projetos e objetivos que havia definido para este ano. Apesar das circunstâncias é possível estimular novamente o seu foco, para garantir que continua a perseguir os objetivos mais relevantes para a sua vida. Parar não é uma opção.

[Leia também: É um perfeccionista? Estes são os obstáculos que tem de enfrentar]

Perceba agora de que forma estas 3 estratégias baseadas na ciência e no estudo da psicologia podem auxiliar este processo.

 

  1. Perceba a importância do autocontrolo

Esta sempre foi uma componente determinante para o sucesso de um qualquer indivíduo. Aqueles que se demonstram mais capazes de adiar a gratificação instantânea e resistir a tentações ou impulsos, são também aqueles que se revelam habitualmente mais saudáveis, ricos e felizes.

Todos podemos fazer coisas para melhorar o nosso autocontrolo. O definir de objetivos e consequente acompanhamento direto dos mesmos é uma das melhores formas para atingir um maior autocontrolo. Definir claramente o que deseja alcançar e quais os passos para lá chegar irá facilitar toda a sua jornada.

De resto, uma forma eficaz de ir melhorando este skill é criar certos limites ou pequenas regras rígidas no seu dia-a-dia que cumpre religiosamente. Por exemplo, garantir que no mínimo sai todos os dias de casa pelo menos uma vez, ou que sua todos os dias, ou que não come nada depois das 21h. Estas pequenas regras vão tornando-se mais simples com o tempo e podem facilitar mudanças mais drásticas no futuro.

 

  1. Não exagere os riscos

Atualmente é difícil não percecionar o mundo como um lugar perigoso. A pandemia provocada pela Covid-19 instalou um medo generalizado que nos contaminou a todos. Tudo isto nos levou, compreensivelmente, a agir de uma forma mais defensiva. Apesar de devermos obviamente respeitar todas as indicações e seguir as precauções recomendadas, é igualmente importante lutar contra um excesso de negativismo que pode conduzir a sintomas depressivos. O otimismo é fundamental para o seu estado de saúde e determinante para o atingir dos seus objetivos. Não deixe de sonhar e de acreditar que o amanhã será melhor. Esta mentalidade vai fortalecer o seu espirito e auxiliar positivamente a tomada de decisões.

 

  1. Todos os riscos trazem oportunidades

Todas as equações possuem dois lados. Quando uma porta se fecha o mais provável é que uma outra janela se abra. Este tipo de pensamento poderá ser fundamental para estimular o seu sucesso durante este período mais adverso. É certo que nos últimos meses muitos têm sido aqueles que perderam os seus empregos, sofreram reduções salariais ou que têm agora uma menor capacidade de oferecer à sua família as melhores condições. Sendo certo que este é um dado triste e preocupante, é igualmente possível reconhecer os aspetos positivos que advém desta situação. Porventura esta redução salarial o tenha feito perseguir ou idealizar um novo e entusiasmante rumo profissional. Um número menor de horas de trabalho significa também mais tempo com a família, menos gastos com as deslocações, menos tempo no trânsito, etc. A ideia fundamental aqui é que seja capaz de “balancear” os aspetos mais negativos com alguns dos pontos mais positivos. Isto irá torná-lo emocionalmente mais forte e contribuir positivamente para o seu sucesso e motivação.

 

 

[Leia também: O seu filho adulto tem falta de motivação? Perceba de que forma os pais devem ajudar]

 

Ler Mais