<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

3 estratégias essenciais para conseguir sobreviver a esta época de Natal

Eis algumas dicas para conseguir aproveitar da melhor forma estas celebrações, protegendo o seu bem-estar emocional

Gostamos de acreditar que o Natal é uma época do ano repleta de felicidade, onde aproveitamos para estar com a família e disfrutar desse convívio. No entanto este período facilmente se torna uma fonte de enorme stress. Em especial este ano todos teremos que lidar adicionalmente ainda com os desafios provocados pela pandemia.

Torna-se assim importante perceber como podemos encontrar algum equilíbrio que seja capaz de nos ajudar a gerir as nossas emoções ao longo das próximas semanas. De acordo com os especialistas do portal Psychology Today, será inclusive transformar alguns destes desafios em oportunidades para nos aproximarmos ainda mais de quem amamos, fortalecendo as nossas conexões.

Leia também: 10 projetos DIY que prometem tornar as suas prendas de Natal bem mais especiais

Eis algumas das estratégias úteis que pode adotar.

 

  1. Receba permissão para não se sentir tão bem e fale sobre os problemas

Este ano será tudo diferente. Não há como evitar esta questão, pelo que o melhor é aceitar esta realidade ao invés de tentarmos lutar contra ela. Nesse sentido, é até saudável que tenha a possibilidade de se sentir algo triste e frustrado com esta situação. É normal que tenha saudades de como foi possível viver o Natal em anos passados.

Dito isto não se deve concentrar unicamente nas diferenças. Deve apenas ser capaz de reconhecer que elas existem e, em seguida, avançar. Ao percebermos tudo aquilo de que sentimos mais falta, vamos acabar por dar mais valor a certas coisas que sempre tivemos como asseguradas. Este exercício vai não apenas estimular a nossa resiliência, como irá igualmente garantir que no próximo ano daremos muito mais valor à nossa recuperada “liberdade”.

É recomendado que utilize um caderno para escrever diariamente os seus sentimentos, receios ou pensamentos. Pode ser igualmente bastante útil encontrar alguém com quem possa falar livremente sobre este tema.

 

  1. Mantenha-se centrado utilizando uma palavra/tema

Uma boa forma de conseguir garantir que irá criar uma perspetiva mais saudável em relação a este Natal, é através da escolha de um só tema que ajudará a definir todas as suas escolhas/ações. Todos os momentos, problemas e situações serão vividos de forma a respeitar o sentido de uma só palavra que deverá marcar toda esta época do ano.

Por exemplo, pode escolher “bondade” como o seu tema. Esta é a palavra que irá definir as suas próximas semanas. Nesse sentido sempre que surgir uma qualquer escolha ou um qualquer desafio, o problema deverá ser sempre encarado com a vontade de nos mantermos amáveis e bondosos.

Pode escolher uma qualquer outra palavra. O importante é que defina algo que ajude a manter o seu foco. Se necessário pode escrever esta palavra em vários papeis e espalha-los pela casa, de forma a que se lembre sempre da forma como deseja encarar os problemas/desafios.

 

  1. Seja capaz de apreciar e lembrar as coisas boas

Pode parecer estranho tentar retirar alguns pontos positivos de um ano 2020 marcado por tanta dor, incerteza e preocupação. No entanto, este exercício pode ser determinante para assegurar que sente bem e feliz durante este período. Apenas se sentir bem conseguirá depois transmitir essa energia positiva aos outros também.

Faça uma lista onde identifique as coisas boas que conseguiu retirar deste ano. Passar mais tempo com a família? Ter poupado dinheiro em viagens e restaurantes? Não ter que ver pessoas de quem não gosta tanto? Viver um Natal mais calmo e tranquilo, apenas com um número mais restrito de pessoas?

Este exercício pode ajudar muito a quebrar um ciclo emocional mais negativo. Lembre-se que a perspetiva que temos sobre os acontecimentos pode ser “controlada” de forma a assegurar que nos concentramos nos aspetos mais positivos e não exclusivamente nos aspetos mais negativos. Fortaleça o seu otimismo!

 

 

[Leia também: Festas de Natal via Zoom? Conheça algumas das ideias mais divertidas para os próximos dias]

 

Mais Recentes

Sabores tradicionais e vista privilegiada para o maior fogo de artifício do Norte: não vai conseguir resistir  

há 4 horas

Opinião: «Influencers e apostas online, quando o entretenimento vende ilusão», Cristina Judas, educadora financeira

há 4 horas

Adeus às instruções em papel: o futuro dos medicamentos está a mudar e pode ser para melhor

há 4 horas

Viver Bem aos 50+: Os segredos de Jennifer Lopez e Gwyneth Paltrow para a saúde e felicidade

há 4 horas

Amigo de Elon Musk ultrapassa Jeff Bezos e Mark Zuckerberg e torna-se a segunda pessoa mais rica do mundo

há 5 horas

Santos Populares continuam no Hotel Real Palácio com “Santos Sábados”

há 6 horas

Deus existe? A resposta simples e polémica de Stephen Hawking

há 6 horas

Cénica Porto Hotel celebra São João com arraial tradicional no coração da cidade

há 6 horas

Memória excecional após os 60 anos: porque algumas pessoas recordam melhor o passado do que outras

há 6 horas

A Abelha Maia celebra 50 anos: memórias e magia que continua a encantar gerações

há 6 horas

Japão à beira de uma revolução: criado sangue artificial universal que pode salvar milhões de vidas

há 7 horas

Férias inteligentes: conheça países onde o euro se transforma em luxo

há 7 horas

Dormir com a ventoinha ligada pode parecer refrescante, mas especialistas alertam para os riscos para a saúde

há 7 horas

Mais de 800 cruzeiros esperam pelos amantes de viagens: a novidade? Embarque e desembarque no Funchal

há 7 horas

Será o Ozempic o novo “milagre” masculino? Estudo sugere aumento no tamanho do pénis e há quem confirme

há 7 horas

O que torna alguém um influenciador de sucesso? A ciência tem uma resposta surpreendente

há 7 horas

Bailado nos Jardins do Valverde Sintra Palácio de Seteais celebra grandes nomes da dança mundial

há 7 horas

Opinião: «Qual é a relação entre a obesidade e a doença do refluxo gastroesofágico?», Alexandre Ferreira, gastrenterologista

há 8 horas

Como seremos daqui a 1 milhão de anos? Inteligência artificial cria imagem inquietante do ser humano

há 8 horas

Nélson Rosado (cantor da dupla Anjos): «recebi ameaças de nacionalistas depois do vídeo de Joana Marques»

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.