4 coisas que pode (e deve) fazer para fortalecer o seu sistema imunitário

Dicas simples mas importantes para garantir que o seu organismo está protegido contra os vírus.

Mais do que nunca devemos cuidar do nosso corpo e da nossa mente. A pandemia provocada pela Covid-19 mudou subitamente as nossas vidas e colocou em risco a saúde de grande parte da população mundial. Todos temos receio de contrair ou ajudar a espalhar o vírus. Sendo certo que agora começamos a sair mais de casa, então é essencial redobrar os nossos cuidados.

Um sistema imunitário forte sempre foi importante para a nossa saúde. Mas agora assumiu uma nova importância. É fulcral garantir que o nosso organismo se encontrar mais capaz de detetar e eliminar ameaças como vírus ou bactérias.

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Sendo certo que nenhuma destas 4 coisas pode prevenir ou curar por completo o coronavírus, manter o seu sistema imunitário fortalecido pode ser uma das melhores formas de ajudar a que se mantenha saudável, evitando complicações médicas mais difíceis de gerir.

 

  1. Dormir bem

Quando não descansamos o suficiente o nosso corpo torna-se mais vulnerável. Nestes casos temos uma maior probabilidade de ficar doentes quando somos expostos a um vírus, tal como confirmam alguns estudos. Isto acontece sobretudo porque o nosso sistema imunitário atua intensamente durante o nosso sono, libertando proteínas essenciais para proteger o organismo e combater infeções ou inflamações. Os especialistas recomendam dormir diariamente entre 7-8 horas.

  1. Fazer exercício com frequência

Durante estes dias deve procurar continuar a mexer-se o máximo possível. Estudos sugerem que um volume moderado de atividade física ajuda a reduzir o ritmo de infeção de vírus e de doenças bacteriais. O exercício físico é ainda capaz de ter um efeito anti-inflamatório no corpo e a estimular positivamente a atuação do sistema imunitário.

  1. Tente reduzir o stress

Neste momento pode não ser fácil manter a calma. Todos estamos preocupados e ansiosos com esta situação. No entanto é fundamental que procure reduzir o stress e não sobrecarregue o seu organismo. Quando estamos mais ansiosos o nosso corpo aciona uma resposta de emergência, que acaba por desperdiçar energia que poderá ser determinante para combater outro tipo de situações mais graves. A produção de cortisol aumenta e as células brancas – importantes no combate a infeções – diminuem.

  1. Vitamina C

Este é um poderoso antioxidante capaz de ter um impacto bastante positivo no sistema imunitário. Estudos confirmam que esta vitamina é capaz de estimular o funcionamento das células imunitárias. Assim durante estes dias deverá procurar acrescentar à sua dieta alguns alimentos ricos em Vitamina C. Laranjas, Kiwis, brócolos, morangos, couves de Bruxelas e tomates são apenas alguns dos melhores exemplos.

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