4 dicas (essenciais) para conseguir formar um novo hábito

Agradável, conveniente, rotineiro. São alguns dos principais segredos.

Por mais que se sinta a necessidade de mudar é por vezes muito difícil conseguir ter a motivação e o discernimento para conseguir de facto implementar as mudanças que tanto desejamos. Queremos ser mais saudáveis, mais ativos, mais cultos, informados. Todavia a exigência do dia-a-dia determina que nem sempre conseguimos dedicar o tempo necessário a estas atividades.

Existem inúmeras estratégias que nos podem ajudar a tentar cumprir hábitos mais saudáveis. Acima de tudo devemos procurar conseguir retirar prazer destas atividades “obrigatórias” para ganharmos motivação.

Segundo o portal Psychology Today, estas são as 4 dicas essenciais para se conseguir formar um novo hábito de uma forma sustentável e duradoura.

 

  1. Encontre o prazer

Será que pode existir uma versão mais divertida e interessante de executar esta tarefa? Por exemplo, caso deseje dedicar-se mais ao exercício físico, então deverá procurar encontrar atividade que realmente goste de fazer. Privilegie certos desportos e exercícios que tornem este hábito mais interessante para si.

 

  1. Conveniência

Esta dica é particularmente importante para quem procura seguir uma dieta alimentar mais saudável. De forma a garantir que ingere melhores refeições ou ingredientes deve tentar aumentar a conveniência associada ao seu consumo. Ninguém quer chegar a casa após um dia cansativo e confeccionar uma refeição elaborada. Procure preparar antecipadamente os seus almoços e jantares para lhe poupar esse trabalho. Por outro lado, “esconda” ou elimine todos os produtos menos saudáveis que deseja evitar.

 

  1. Rotina

É fundamental conseguir incluir este novo hábito numa rotina fácil de seguir diariamente. Este ritual deve ser cumprido de uma forma quase inconsciente após algum tempo. Por exemplo, se pretende garantir que utiliza fio dental após a escovagem dos dentes, então assegure-se que coloca esse produto junto ao lavatório e defina a regra de que apenas se poderá deitar após cumprir este passo na sua higiene pessoal.

 

  1. Comece e adapte

O mais provável é que a versão inicial do seu plano para desenvolver um novo hábito possa não ser definitiva. Ao longo do tempo podem ser necessários alguns pequenos ajustes para garantir que consegue realmente cumprir da melhor forma este novo ritual. Com algumas simples mudanças poderá tornar todo o processo mais agradável e eficaz, aumentando exponencialmente a probabilidade de continuar a cumprir este hábito ao longo da sua vida.

 

 

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