5 alimentos deliciosos que prometem ajudar a melhorar o seu sono

Se costuma ter dificuldade em adormecer e descansar bem durante a noite, então experimente fazer algumas alterações à sua dieta.

A mudança das estações pode influenciar diversos aspetos do nosso bem-estar. A alteração da hora e o tempo mais frio podem, por exemplo, ser capazes de condicionar os seus padrões de sono. Com a chegada do outono é tempo de analisar melhor a forma como descansa durante a noite e procurar estimular um sono mais saudável.

Este tipo de insónia sazonal é bastante comum, tal como explica o portal Psychology Today. Infelizmente muitas pessoas começam a sentir durante este período, uma maior dificuldade em adormecer ou a manter uma noite constante de descanso.

[Leia também: Dicas para uma boa noite de sono]

No entanto existem algumas estratégias que todos podemos adotar para suavizar estes efeitos. Surpreendentemente a alimentação desempenha um papel fulcral. Sendo certo que alguns alimentos podem interferir com o sono – tais como estimulantes (chocolate, café), comidas picantes ou gordurosas – existem outros que podem ajudar a melhorar significativamente a qualidade do seu sono, fortalecendo o seu descanso.

Eis algumas das escolhas que deverá adicionar à sua dieta nas próximas semanas.

 

  1. Maças

Um dos frutos mais associados a esta época do ano, a maça é igualmente um importante aliado na proteção do seu descanso. Independentemente de apreciar mais Royal Gala ou reineta, a verdade é que qualquer uma das variedades irá auxiliar a sua noite de sono. O facto de ser um fruto rico em fibras e vitamina C permite regular adequadamente os níveis de açúcar no sangue. Já o potássio irá contribuir para o relaxamento dos músculos, auxiliando a sua noite de descanso.

 

  1. Brócolos e couve

Estes dois produtos são uma fonte incrível de nutrientes capazes de gerar uma ação poderosa no sentido de proteger o seu sono. O facto de terem altos níveis de cálcio ajuda a combater as insónias. Isto acontece porque este mineral simula a ação do triptofano e permite uma melhor regulação dos níveis de melatonina.

 

  1. Abóbora

Vitamina B6, potássio, vitamina A e biotonina. Estes são apenas alguns dos elementos mais presentes nas abóboras que em conjunto podem funcionar como um “cocktail” perfeito para auxiliar o seu descanso. Tal como as cenouras, a abóbora é igualmente uma fonte de alfacaroteno. Este composto pode ser capaz de minimizar a dificuldade que sente em adormecer.

 

  1. Cogumelos

Estes tipos de fungos vegetais deliciosos estão repletos de potássio e selénio, assim como de vitaminas B2, B3 e D. O reforço de vitamina D em particular é importante nos meses de menor exposição solar. Existem já diversos estudos que demonstram bem o papel crucial que esta vitamina pode ter na correta regulação dos seus ciclos de sono.

 

  1. Figos

Tal como as tâmaras e os frutos secos, também os figos acabam por ser algo desvalorizados. Para além de serem naturalmente doces, oferecem uma dose de relaxamento muscular promovido pelo magnésio. Adicionalmente são uma excelente fonte de fibra. Diversos estudos apontam igualmente para a capacidade que os figos podem ter no apoio à regulação dos níveis de açúcar no sangue, ajudando a prevenir que acorde mais frequentemente durante a noite.

 

[Leia também: Novo estudo revela que o sono profundo pode ajudar a eliminar toxinas do cérebro]

 

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...