Hipertensão. Estes 5 alimentos podem ajudar a tratar e prevenir o problema

De acordo com dados recentes, mais de 70 por cento da população portuguesa acima dos 65 anos tem um valor elevado de tensão arterial.

Como em todas as terapias, a alimentação desempenha um papel importante no tratamento e prevenção da hipertensão arterial e até na sua prevenção. Deve tomar alguns cuidados diários básicos para assegurar as melhores condições ao seu organismo.

Assim, para o controlo dos valores da sua tensão arterial, deve nomeadamente evitar alimentos fritos e processados, como charcutaria, salgados. Experimente aumentar o consumo de vegetais e frutas frescas, da época se possível. Outra dica relevante é o alerta para a redução do consumo de sal, que pode trocar por especiarias e ervas aromáticas.

Saiba também que quem já sofre de pressão alta deve ainda aumentar o consumo de água, ingerindo entre dois litros a 2,5 litros por dia, e praticar exercício físico regularmente. Recomenda-se também o consumo no máximo de três ovos por semana e que contabilize o número de ovos presentes nos bolos e tortas, por exemplo.

Além destes conselhos, sugerem-se ainda acrescentar os seguintes alimentos na sua dieta para um tratamento e prevenção mais eficazes da hipertensão arterial.

– Água de coco;

Cereais integrais;

– Carnes magras, como frango e peru;

– Espinafres;

Iogurtes light.

 

Outras pequenas alterações podem contribuir para descer a pressão arterial, como controlar o peso, não fumar e limitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, os doentes com hipertensão têm um maior risco de morte ou desenvolvimento de determinadas doenças, como insuficiência cardíaca, acidentes vasculares cerebrais, enfarte do miocárdio, insuficiência renal ou perda gradual da visão.

 

O diagnóstico da hipertensão arterial

Importa não esquecer que a hipertensão arterial mede-se e que existem diversos equipamentos capazes de medir a pressão arterial, mais ou menos automáticos. De modo a obterem-se valores precisos é importante, antes de medir a pressão arterial, que descanse na posição sentada pelo menos durante 5 minutos. Tenha o cuidado de utilizar o mesmo aparelho e medir sempre no mesmo braço.

O diagnóstico de hipertensão arterial requer a medição de uma pressão arterial elevada em três ocasiões diferentes ao longo de um período de uma semana ou mais. Depois de confirmada a existência de hipertensão, deve realizar outros exames para entender a sua origem e, por ventura, outras complicações associadas.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...