5 bons filmes para ver no Dia do Pai (e celebrar este dia em segurança)

Nada melhor do que estas fantásticas histórias para relembrar a importância da relação entre pais e filhos.

É provável que tenha até pensado fazer algo especial este ano para celebrar o dia do pai com os seus filhos e família. Ir passar o fim-de-semana fora ou ir almoçar a um restaurante especial, por exemplo. A verdade como sabemos é que infelizmente isso já não será possível. É essencial que todos continuemos por casa, protegidos.

No entanto isso não tem que significar que terá que passar um dia mais aborrecido. Uma das melhores formas de aproveitar o seu tempo extra com os seus familiares é escolher um bom filme para ver na televisão. Existem inúmeras histórias que abordam a importância das figuras parentais e que podem servir de inspiração para toda a sua família neste dia.

[Leia também: O que os avós não devem dizer (nunca) aos seus próprios filhos]

Assim já sabe, reúna toda a sua família na sala e escolha um destes bons filmes que nos continuarão sempre a fazer sorrir, independentemente das difíceis circunstâncias atuais.

  1. A Vida é Bela (1998)

Durante a Segunda Guerra Mundial, Guido, a sua mulher Dora e o filho Giosué são levados para um campo de concentração Nazi. Perdem a sua liberdade e passam a ter que viver separados, em terríveis condições. No entanto o pai (Guido) procura garantir que o seu filho Giosué mantém alguma alegria durante a estadia neste campo.

Para tal cria uma elaborada fantasia, no sentido de mostrar ao seu filho que tudo aquilo não passa de uma brincadeira, de um jogo que terão que jogar em conjunto. É uma incrível demonstração do amor de um pai para com um filho e de tudo aquilo que somos capazes de fazer para proteger as nossas crianças.

  1. À Procura da Felicidade (2006)

A vida de Chris Gardner (Will Smith) nunca foi fácil. Ele e o seu filho foram expulsos do seu apartamento e não têm agora para onde ir. O dinheiro escasseia, e o trabalho de Chris não é suficiente para fazer face às adversidades. Todas estas dificuldades são enfrentadas pelo o pai e pelo filho em conjunto. No meio de tudo isto são transmitidas diversas bonitas lições de vida, que demonstram a importância de nos mantermos positivos até nos dias mais sombrios.

  1. Big Fish (2003)

Ed Bloom (Albert Finney) é um grande contador de histórias. Enquanto jovem Ed saiu da sua pequena cidade-natal, no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A sua diversão favorita, já velho, é contar a história das aventuras que viveu neste período, misturando realidade com fantasia.

As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will (Billy Crudup), filho de Ed. Até que Sandra (Jessica Lange), mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias.

  1. À Procura de Nemo (2003)

A vida pode ser muito perigosa no Grande Recife para um pequeno peixinho. E quando Marlin vê o filho Nemo ser apanhado enquanto ambos estavam no meio de uma discussão, tem de pôr de lado os seus medos e partir à procura do seu filhote. Para esse salvamento, Marlin conta com a ajuda de Dory, uma peixinha optimista, mas muito, muito, muito esquecida.

Nessa viagem à procura de Nemo, Marlin e Dory cruzam-se com um grupo de tubarões vegetarianos (que estão pelo menos a “tentar” deixar de comer peixe…), tartarugas surfistas, caranguejos e gaivotas zangadas. É uma história fantástica que revela tudo aquilo que um pai está disposto a fazer para salvar um filho.

  1. Doubtfire (1993)

O que fará um pai para passar mais tempo com os seus filhos? Daniel Hillard (Robin Williams) não é um pai qualquer. Quando sabe que a sua ex-mulher (Sally Fields) precisa de uma governanta, ele candidata-se ao trabalho. Com a peruca perfeita, um pouco de maquilhagem e um vestido para todas as ocasiões, ele torna-se Mrs. Doubtfire, uma competente governanta inglesa que é contratada no momento. Livre para ser a “mulher” que ele nunca soube ser, cria uma nova vida com a sua família.

Hilariante e tocante, Robin Williams torna este filme um clássico a ser visto e revisto, especialmente no Dia do Pai, junto com toda a sua família.

 

[Leia também: Sabe qual destes filmes populares é perfeito para o seu tipo de signo? Uma astróloga esclarece]

Ler Mais