5 coisas (surpreendentes) que podem estar a afetar o seu sistema imunitário

Alguns comportamentos podem interferir negativamente com a proteção do seu organismo. Saiba como nos podemos (todos) proteger melhor.

Mais do que nunca é importante que cuide da sua saúde. A pandemia veio relembrar-nos da importância de mantermos alguns cuidados de higiene, porventura que estavam já um pouco esquecidos por todos. A verdade é que os nossos comportamentos e hábitos influenciam decisivamente o nosso bem-estar.

Dadas as características do coronavírus, para além da lavagem de mãos e do distanciamento social é também absolutamente determinante que consigamos manter o nosso sistema imunitário fortalecido. Esta é uma das formas de reduzir o risco de ficarmos seriamente doentes.

[Leia também: O poder da laranja: não entre em fraquezas, reforce o seu sistema imunitário]

Sendo certo que existem algumas medidas básicas e conhecidas para proteger o nosso sistema, tais como a adoção de uma dieta alimentar saudável ou as 8 horas mínimas de sono, existem também algumas coisas mais pequenas (e inesperadas) que podem ter um impacto importante.

Eis algumas das coisas que deverá evitar nos próximos tempos.

 

  1. Solidão

Isto é algo a que devemos prestar especial atenção, sobretudo agora que lidamos com uma quarentena que nos obriga a adotar um isolamento social. Um estudo publicado em 2015, descobriu que existe uma relação entre um sentimento de solidão e mudanças no sistema imunitário. Os participantes do estudo que se sentiam mais sós apresentavam maiores níveis de produção de uma hormona (norepinefrina), conhecida por interferir com o correto funcionamento do sistema imunitário.

 

  1. Higiene oral

A saúde oral pode ser um fator determinante para o seu sistema imunitário. Isto acontece porque diversos problemas na sua boca – como as infeções orais, as cáries e outro tipo de doenças orais – “obrigam” a que as células brancas (que protegem o sistema imunitário) atuem nesta região, procurando tratar estes problemas. Ora, se esta complicações persistirem isso significa que o seu sistema imunitário poderá ficar mais comprometido e enfraquecido, menos capaz de dar resposta a outros problemas que possam surgir.

 

  1. Demasiado exercício

Sabemos que o exercício físico é importante para a sua saúde geral e também para proteger o seu sistema imunitário. No entanto, o exercício em demasia pode tornar-se problemático. O especialista clínico Dean C. Mitchell, da Touro College of Osteopathic Medicine refere que muito exercício físico pode aumentar a produção de iterleucina-6, um tipo de proteína que é capaz de reduzir a capacidade de resposta do nosso sistema imunitário.

 

  1. Comidas enlatadas

Habitualmente este tipo de alimentos contém grandes quantidades de sódio. Ora, esta é uma propriedade que impacta o nosso sistema imunitário de uma forma negativa, “obrigando” a que ele atue de uma forma excessiva, sem necessidade. De resto, os altos níveis de sal, podem também suprimir o funcionamento de algumas importantes células que são responsáveis pela a ação anti-inflamatória do nosso organismo.

 

  1. Stress crónico

As nossas hormonas de stress apenas deveriam ser “ativadas” em momentos de real perigo. Estão associadas às respostas de “luta ou fuga” que ajudaram a nossa espécie a sobreviver ao longo dos séculos. No entanto, atualmente o nosso estilo de vida acaba por determinar que este tipo de hormonas está habitualmente sempre a circular em menores quantidades no nosso sangue. Sobretudo no caso das pessoas mais stressadas e afetadas de uma forma crónica pela ansiedade, esta situação contribui para uma maior e recorrente inflamação de alguns dos nossos órgãos, acabando assim por sobrecarregar todo o nosso sistema imunitário

 

[Leia também: 5 dicas (simples) para reforçar o seu sistema imunitário depois dos 50]

 

 

Ler Mais