Partilhar

5 coisas (surpreendentes) que podem estar a afetar o seu sistema imunitário

Alguns comportamentos podem interferir negativamente com a proteção do seu organismo. Saiba como nos podemos (todos) proteger melhor.

2 Junho 2024
Sandra M. Pinto

Mais do que nunca é importante que cuide da sua saúde. A pandemia veio relembrar-nos da importância de mantermos alguns cuidados de higiene, porventura que estavam já um pouco esquecidos por todos. A verdade é que os nossos comportamentos e hábitos influenciam decisivamente o nosso bem-estar.

Dadas as características do coronavírus, para além da lavagem de mãos e do distanciamento social é também absolutamente determinante que consigamos manter o nosso sistema imunitário fortalecido. Esta é uma das formas de reduzir o risco de ficarmos seriamente doentes.

 

Sendo certo que existem algumas medidas básicas e conhecidas para proteger o nosso sistema, tais como a adoção de uma dieta alimentar saudável ou as 8 horas mínimas de sono, existem também algumas coisas mais pequenas (e inesperadas) que podem ter um impacto importante.

Eis algumas das coisas que deverá evitar nos próximos tempos.

 

Solidão

Isto é algo a que devemos prestar especial atenção, sobretudo agora que lidamos com uma quarentena que nos obriga a adotar um isolamento social. Um estudo publicado em 2015, descobriu que existe uma relação entre um sentimento de solidão e mudanças no sistema imunitário. Os participantes do estudo que se sentiam mais sós apresentavam maiores níveis de produção de uma hormona (norepinefrina), conhecida por interferir com o correto funcionamento do sistema imunitário.

 

Higiene oral

A saúde oral pode ser um fator determinante para o seu sistema imunitário. Isto acontece porque diversos problemas na sua boca – como as infeções orais, as cáries e outro tipo de doenças orais – “obrigam” a que as células brancas (que protegem o sistema imunitário) atuem nesta região, procurando tratar estes problemas. Ora, se esta complicações persistirem isso significa que o seu sistema imunitário poderá ficar mais comprometido e enfraquecido, menos capaz de dar resposta a outros problemas que possam surgir.

 

Demasiado exercício

Sabemos que o exercício físico é importante para a sua saúde geral e também para proteger o seu sistema imunitário. No entanto, o exercício em demasia pode tornar-se problemático. O especialista clínico Dean C. Mitchell, da Touro College of Osteopathic Medicine refere que muito exercício físico pode aumentar a produção de iterleucina-6, um tipo de proteína que é capaz de reduzir a capacidade de resposta do nosso sistema imunitário.

 

Comidas enlatadas

Habitualmente este tipo de alimentos contém grandes quantidades de sódio. Ora, esta é uma propriedade que impacta o nosso sistema imunitário de uma forma negativa, “obrigando” a que ele atue de uma forma excessiva, sem necessidade. De resto, os altos níveis de sal, podem também suprimir o funcionamento de algumas importantes células que são responsáveis pela a ação anti-inflamatória do nosso organismo.

 

Stress crónico

As nossas hormonas de stress apenas deveriam ser “ativadas” em momentos de real perigo. Estão associadas às respostas de “luta ou fuga” que ajudaram a nossa espécie a sobreviver ao longo dos séculos. No entanto, atualmente o nosso estilo de vida acaba por determinar que este tipo de hormonas está habitualmente sempre a circular em menores quantidades no nosso sangue. Sobretudo no caso das pessoas mais stressadas e afetadas de uma forma crónica pela ansiedade, esta situação contribui para uma maior e recorrente inflamação de alguns dos nossos órgãos, acabando assim por sobrecarregar todo o nosso sistema imunitário

 

 

Mais Recentes

Transforme os seus sonhos em objetivos realizáveis com estas 8 dicas

há 6 horas

Faltas, licenças e trabalho flexível: conheça os seus direitos no trabalho

há 7 horas

Uma em cada 10 pessoas tem sinais atípicos: se é o seu caso, cuidado

há 8 horas

O refúgio revolucionário que se transformou em marisqueira: venha conhecer o Gelo

há 9 horas

Contrabando chega em Almada e ninguém lhe vai resistir

há 10 horas

Restaurante celebra o outono com seleção de carnes premium

há 11 horas

Opinião: «Dia Europeu do Cuidador: cuidar é mais do que prestar assistência física», Marlene Novais, assistente social e cuidadora

há 12 horas

Dia Mundial da Paralisia Cerebral: «O diagnóstico é importante para a correta vigilância do doente, tomada de decisões terapêuticas e aconselhamento à família», Marta Amorim, especialista em Genética Médica

há 13 horas

Hospital reforça serviço de Imagiologia Avançada e Cardiovascular com equipamento inovador: o primeiro no país

há 1 dia

Nova campanha pretende desmitificar a menopausa e promover o bem-estar feminino

há 1 dia

Inspirado nos 7 pecados mortais restaurante surpreende com pratos irreverentes, criativos e cheios de provocação

há 1 dia

Outubro Rosa: a importância de realizar o autoexame da mama

há 1 dia

Hospital abre portas para consultas gratuitas de orientação de saúde mental

há 1 dia

Outmarket: a primeira edição do mercado de artistas, artesãos e marcas independentes em Lisboa

há 1 dia

80% dos donos de animais de estimação querem colaborar com autarquias para tornar Portugal mais pet-friendly

há 1 dia

‘Pink October’: junta Auchan e Associação Mama Help na luta contra o cancro da mama

há 2 dias

Vinhos, gastronomia e música por boas causas: acontece hoje e você está convidado

há 2 dias

10 superalimentos essenciais para mulheres com mais de 50

há 2 dias

Se tem recorrentemente alterações súbitas de humor, saiba porque deve estar atento a estes sinais

há 2 dias

5 factos (curiosos) sobre o seu coração que provavelmente desconhece

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.