5 dicas do Dr. Fauci para ajudar a enfrentar a Covid-19

Este infeciologista norte-americano transformou-se recentemente numa verdadeira celebridade.

Todos os momentos de crise necessitam de um líder responsável capaz de transmitir confiança, calma e conhecimento. Nos EUA, dada a incapacidade de Trump responder a qualquer um desses desafios, os americanos olham para o Dr. Anthony Fauci como sendo uma das poucas pessoas preparadas para lidar com este tipo de pandemia.

Fauci é o atual diretor do Instituto Nacional para as Doenças Infeciosas e ao longo da sua carreira enquanto infeciologista enfrentou diferentes tipos de pandemia semelhantes à que vivemos hoje. Não é assim de estranhar que, de acordo com uma sondagem do New York Times, mais de dois terços dos inquiridos afirmem confiar nas palavras, conhecimento e liderança de Fauci.

[Leia também: Covid-19. 5 coisas (curiosas) que vão desaparecer dos quartos de hotel]

Sempre que este especialista fala sobre a pandemia Covid-19 e tece comentários sobre a sua evolução o mundo e sobretudo os americanos param para ouvir.

Recentemente o portal BestLife, reuniu algumas das dicas e recomendações mais essenciais do Dr. Fauci que servem de “guia” para todos nós. Conheças aqui as principais conclusões.

 

  1. Usar máscara e manter o distanciamento

Estas são já as duas regras clássicas que para muitos continuam – infelizmente – a ser difíceis de cumprir. Mais do que nunca, e sobretudo agora numa fase em que procuramos voltar a estar com outras pessoas, é importante relembrar que apenas seguindo estes dois conselhos podemos evitar a propagação do vírus. Nos EUA o Dr. Fauci foi umas das poucas vozes que foi sempre mais claro a explicar a necessidades destas mediadas de proteção, por mais inconvenientes que possam ser.

Recentemente avisou no Senado que se os americanos não seguirem estas regras básicas de forma consistente o número de casos pode continuar a aumentar e chegar inclusive aos 100,000 por dia.

  1. Estar preparado para qualquer situação

Mesmo que seja uma pessoa que respeite estas regras básicas e esteja consciente da gravidade da situação a verdade é que por vezes podem existir situações inesperadas que põem em causa a sua segurança e a dos outros. Por vezes podemos sair de casa sem máscara e desinfetante pois acreditamos que não vamos ter contacto com ninguém próximo, no entanto podemos ser sempre surpreendidos por uma multidão. Como tal, Dr Fauci aconselha nunca sair de casa sem a máscara e o desinfetante gel, seja qual for a situação.

  1. Reconhecer a nossa própria responsabilidade

Este especialista tem tentado desempenhar um papel educacional, procurando sempre obrigar o povo americano a reconhecer a responsabilidade que cada um tem agora que assumir. “Todos têm que perceber que fazem parte do processo de recuperação” explicou recentemente numa intervenção na Casa Branca. Cada individuo tem a obrigação de se proteger a si e aos outros, como tal deve seguir todas as guidelines impostas pelas autoridades de saúde.

  1. Ter em atenção quaisquer condições médicas pré-existentes

Anthony Fauci foi bastante claro quando numa recente entrevista afirmou claramente que todas as pessoas que tenham problemas médicos pré-existentes – e sobretudo se forem já idosos – “devem pensar muito bem antes de entrar num avião ou planear uma viagem”. Se sofre de diabetes, hipertensão, cancro ou outro tipo de doença crónica deve ser ainda mais cautelosos do que a maioria. Deve cumprir ao máximo todas as regras e sempre que possível evitar contactos ou situações perigosas desnecessárias.

  1. Confie nas autoridades de saúde médicas

Infelizmente o fenómeno da pandemia tornou-se altamente politizado, especialmente nos EUA. O conflito entre as visões distintas sobre como lidar com este problema geraram muita confusão e acentuaram os efeitos mais negativos da crise sanitária. A desinformação tem sido uma segunda “pandemia invisível”, capaz de transmitir informação falsa e incorreta que coloca em risco a saúde das populações. Fauci argumenta que é exatamente por esta razão que todos devemos seguir apenas as diretrizes das autoridades médicas respeitáveis. Resista à vontade de acreditar em várias conspirações e confie exclusivamente nos factos e na ciência. Nada mais.

 

[Leia também: Covid-19. 4 hábitos que deve continuar a cumprir durante o desconfinamento]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...