5 dicas para disfrutar das suas férias de verão dentro de casa sem desesperar

Com o cancelamento dos planos habituais muitas serão as famílias que este ano terão que improvisar. Perceba somo pode tornar a sua casa num “destino” mais relaxante e apreciável.

Mais do que nunca é importante conseguirmos apreciar as nossas habitações. A pandemia obrigou-nos durante meses a permanecer o mais possível dentro de casa. Esta medida de segurança representou um enorme desafio para muitas famílias pouco a habituadas a passar tanto tempo em clausura.

Infelizmente muitas são as famílias que não têm as melhores condições para oferecer uma totalidade comodidade e conforto no interior das suas casas. Mesmo para as pessoas que adoram as suas habitações e que têm todas as condições, a verdade é que muito difícil não poder simplesmente sair como anteriormente, visitar outros locais e explorar novos destinos.

[Leia também: Quer viajar mas não pode sair de casa? Experimente estas 5 alternativas]

Este verão estamos a ser aconselhados a passar férias dentro do nosso país. No entanto, para todos aqueles que estão a enfrentar maiores adversidades económicas nesta fase mais incerteza, esta realidade poderá nem ser uma possibilidade.

Caso seja “forçado” a passar o seu Verão dentro de portas não desespere. Existem diversas dicas e estratégias que pode seguir para aproveitar melhor estes dias de descanso mais caseiros.

 

  1. Tente fazer algumas das atividades que faria se tivesse ido passar férias para outro lugar

Se tende a ser mais aventureiro e desportista, então faça uma lista de atividades físicas que pode fazer no interior da sua casa ou nas imediações da mesma. Se por outro lado tudo o que deseja é apanhar um pouco de sol, identifique as áreas mais solarengas da sua habitação e sente-se confortavelmente a ler um livro e a beber uma bebida refrescante.

Procure ao máximo possível replicar algumas experiências que teria se tivesse ido de férias para um destino porventura mais agradável. Evite a rotina normal.

  1. Expectativas realistas

Por outro lado, não deve esperar conseguir tornar subitamente o seu lar num resort de cinco estrelas. Isso simplesmente não irá acontecer. Apesar de poder seguir algumas estratégias para tornar estes dias mais especiais, não coloque uma pressão excessiva. Deve ser capaz de aceitar que as coisas vão ser algo diferentes este ano. A partir daí comprometa-se a fazer o melhor possível dentro das possibilidades, é claro.

  1. Aprecie a sua casa

Quando vamos de férias não queremos ter grandes preocupações. Não queremos cumprir tarefas complicadas e aborrecidas. Acima de tudo procuramos escapar por uns dias da nossa realidade e rotina habitual.

Este ano poderá ter a oportunidade de pela primeira vez em algum tempo olhar para a sua casa de outra forma. Tente experienciar a sua habitação com um renovado espírito de descanso e tranquilidade. Aprecie os detalhes que tornam o espaço especial, sinta-se grato pelo lar que construiu. Cuide das plantas no jardim ou nos vasos. Goze verdadeiramente este seu espaço privado.

  1. Desconecte-se

Pode ser mais difícil “desligar” e entrar num espírito de férias quando não vamos viajar para um outro qualquer lugar. Quebrar a rotina pode ser mais desafiante, no entanto é absolutamente fundamental para que consiga relaxar.

Colocar um aviso out-of-office no email, desligar o telefone de trabalho e evitar as redes sociais são apenas algumas das estratégias que deve respeitar. Aproveite para se sentir mais próximo do presente, pratique algumas técnicas de meditação, caso sinta necessário

  1. Relembre-se dos aspetos positivos deste descanso “caseiro”

É certo que esta pode não ser a experiência ideal. O mais provável é existirem centenas de outros lugares mais apelativos para passar alguns dias de férias. No entanto esta poderá ter que ser a sua realidade e é tempo de aceitar com o máximo de positividade possível.

Concentre-se nos aspetos mais positivos desta experiência. Este ano não terá que se preocupar com idas ao aeroporto, com a meteorologia do seu destino, não terá que fazer malas, nem terá que sentir a fatiga associada aos momentos de viagem. Pense no dinheiro que irá poupar! Existem muitas razões para se sentir melhor com esta decisão.

 

[Leia também: Turismo virtual. Descubra os melhores destinos e atrações que pode ver a partir da sua sala]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...