5 dicas para gerir conflitos relacionados com o distanciamento social

Nem todas as pessoas têm a mesma sensibilidade e os mesmos cuidados. Saiba como pode conseguir conciliar diferentes perspetivas e evitar ruturas no relacionamento com colegas ou familiares.

Este momento de desconfinamento é provavelmente um dos mais desafiantes no combate à pandemia. Se anteriormente a mensagem era clara e simples, forçando-nos a permanecer no interior das nossas casas, a verdade é que agora tudo é um pouco mais complexo.

Com o regresso das pessoas aos empregos, com a abertura dos serviços, restaurantes e esplanadas novos desafios surgem. Restabelecer este “novo” normal obriga-nos a voltar a entrar em contacto direto com outras pessoas que porventura podem ter uma sensibilidade diferente da nossa.

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Alguns amigos ou colegas de trabalho poderão ser menos cuidadosos. Este tipo de diferenças de perceção podem gerar algum desconforto. Certos conflitos podem formar-se devido às distintas expectativas que temos sobre a forma como os outros se devem (ou não) comportar.

Nem todos têm a mesma definição do que é uma atividade segura. Nem todos têm a mesma noção de responsabilidade individual e coletiva.

De acordo com os especialistas do portal Psychology Today, existem algumas estratégias que nos podem ajudar a lidar com estas diferenças e com possíveis eventuais conflitos. Eis algumas das principais conclusões.

 

  1. Explore a sua empatia

Este é um aspeto crucial da interação humana e algo particularmente fundamental em qualquer tipo de conversa mais tensa. Lidar com diferentes perspetivas e ter que argumentar porque estamos a agir de uma determinada forma pode ser algo desconfortável e complexo.

Antes de iniciar uma conversa para explicar porque vai recusar um convite para uma festa ou antes de se começar a defender contra alguém que critica o seu excesso de zelo, procure manter a calma. Tente sentir empatia pela outra pessoa, mesmo que não concorde com ela. O mais provável é que estejam a reagir assim porque têm problemas, medos ou preocupações pessoais que pode desconhecer. Promover este tipo de empatia vai ajudar a retirar tensão à interação e reduzir o risco de um conflito mais desagradável.

  1. Procure comunicar de forma clara e específica

A maior parte dos conflitos acontece quando existem expetativas frustradas. Quando esperamos algo de alguém que por um qualquer motivo não se concretiza. Ser bastante claro e honesto em relação às nossas vontades e sentimentos é essencial para evitar desentendimentos.

Se alguém o convidar para algo ou se estiver de regresso ao trabalho é importante que com clareza afirme aquilo que espera. Uso de máscara generalizado, distanciamento social, evitar partilhas de comida ou utensílios, etc. Não dê aso a que possam surgir surpresas ou enganos.

  1. Relembre os seus valores

É difícil saber exatamente como atuar num momento como este. É fácil perder a lógica e os valores por detrás das nossas ações. Começamos a questionar coisas como “se vou ou supermercado, então porque não hei de poder ir a um jantar com amigos?”. Estes tipos de decisões podem nos fazer sentir algo perdidos.

É certo que todos devemos sobretudo valorizar as indicações da ciência e das organizações de saúde. No entanto seremos sempre nós que teremos que tomar decisões individuais que podem ter consequências para o nosso bem-estar. É assim fundamental que nos concentremos nos valores que são mais importantes para nós e procurar sempre criar um raciocínio lógico que avalie os riscos associados a cada situação, que nos ajude a justificar uma determinada decisão.

  1. Não tente personalizar as questões

Quando uma interação se torna mais tensa é fácil começar a considerar as críticas de uma forma mais pessoal. Isto é um erro que apenas acaba por ajudar a escalar um conflito. Se um familiar se chatear consigo porque lhe disse que não quer já ir de viagem ou se um colega de trabalho fizer um comentário desagradável em relação à sua decisão de usar máscara, tente ao máximo manter a calma. Independentemente do “drama” que possa surgir mantenha-se fiel aos seus valores e evite chatear-se com pessoas que podem estar a não ser capazes de lidar adequadamente com a situação.

  1. Seja criativo

Se os seus amigos ou familiares o estão a pressionar para participar num determinado convívio que o deixa desconfortável, então procure perceber se podem existir outras formas alternativas de estar “presente”, mantendo-se seguro. Para além de todos os serviços de videoconferência, poderá experimentar ver um mesmo filme à distância ou jogar jogos em conjunto online para se sentir mais próximo dos outros.

De resto, existem ainda um conjunto de formas de assegurar uma maior segurança nos seus encontros presenciais. Crie zonas de segurança e estimule atividades ou brincadeiras que possam ser feitas à distância. Seja criativo e responsável.

 

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