5 estratégias (eficazes) para conseguir viver mais no momento presente

Aprenda a acalmar a sua mente.

Infelizmente muito de nós sofrem com uma incapacidade de nos concentrarmos no momento presente. Estamos sempre a pensar no futuro, a antecipar problemas e soluções. Como o tempo isto pode conduzir a um estado de exaustão mental que promove uma ansiedade crónica.

Conseguir manter a nossa mente focada apenas no que está a acontecer e nos elementos que estão em nosso redor é um exercício poderoso que poderá gerar inúmeros benefícios para o seu bem-estar e produtividade.

Eis algumas das estratégias, baseadas na ciência, que podem ajudar a alcançar esse estado.

 

  1. Meditação plena

Uma meditação plena (ou mindfull meditation) é algo que pode ajudar a que se concentre mais eficazmente na sua respiração, nas sensações do seu corpo e experiências. Bastam 10 minutos diários para que consiga reduzir a sua ansiedade.

 

  1. O exercício da passa de uva

Esta é uma técnica utilizada como complemento de muitas práticas meditativas e de relaxamento. É bastante simples. Passa por conseguir utilizar todos os seus sentidos enquanto come uma passa de uva. Toque, cheire e deguste a passa com atenção, lentamente. Concentre-se realmente nesta experiência para conseguir focar a sua mente no momento presente.

 

  1. Gratidão

Esta é capacidade que temos de apreciar e prestar atenção a todas as coisas positivas da nossa vida. Obriga-nos a parar um pouco e reduzir preocupações alheias ou futuras. Apenas nos é pedido que nos lembremos das pequenas coisas que geram prazer e gratificação no nosso quotidiano.

 

  1. Interrompa a ruminação mental

Este tipo de ruminação caracteriza-se por um ciclo vicioso de pensamentos negativos. Apenas nos concentramos nos aspetos mais negativos, nas possíveis consequências e perigos. Isto é algo que pode dominar por completo a nossa mente, destruir o nosso bem-estar e evitar que estejamos a viver adequadamente o nosso presente. Atividades como a corrida ou como um duche frio podem ajudar a quebrar este ciclo de pensamentos.

 

  1. Exercícios respiração

Existem inúmeras diferentes técnicas de respiração profunda que poderá seguir. A verdade é que estes exercícios conseguem ajudar-nos a focar a nossa atenção no nosso corpo e no momento presente. Estamos mais atentos a todas as sensações à medida que inspiramos e expiramos.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...