5 factos (curiosos) sobre o corpo das mulheres que os homens não conhecem

Provavelmente até algumas mulheres podem não estar conscientes destas diferenças.

Alguns homens tendem a acreditar que compreendem bem as mulheres. Gostam de pensar que conhecem todos os detalhes e pormenores associados à experiência feminina. Ora, o mais provável é que isso não passe de uma mera ilusão.

Para além das questões emocionais, existem diferenças no organismo de cada um dos sexos que dificultam um absoluto e correto entendimento. É impossível para um homem entender na totalidade a forma como uma mulher experiência a vida ou qual relação dela com o seu corpo.

Existem algumas interessantes e curiosas características do corpo feminino que permanecem um mistério. Eis alguns factos, recolhidos pelo portal BestLife, que permitem identificar algumas destas experiências.

E para mais informação semelhante, leia também 5 Factos Sobre o Corpo dos Homens que as Mulheres Não Conhecem

 

  1. As mulheres conseguem visualizar um espectro maior de cores

Provavelmente está certo ao pensar que as mulheres veem o mundo de uma forma bem diferente que os homens. Um estudo conduzido pelo professor e psicólogo Israel Abramov descobriu que as mulheres são mais capazes de distinguir subtis graduações de cores, do que os homens. Os resultados permitiram concluir que, sobretudo nos tons amarelos e verdes, as mulheres conseguem diferenciar melhor pequenas alterações de tom e espectro de cor.

  1. Têm um mais apurado sentido olfativo

Um estudo publicado na PLOS ONE descobriu que o cérebro das mulheres possui 50% mais neurónios olfativos. Esta situação assegura que tenham este sentido mais apurado do que os homens. De resto, alguns investigadores, sugerem que esta condição possa favorecer o elo de ligação que se cria entre a mãe e o seu recém-nascido, influenciando igualmente a forma como selecionam potenciais parceiros masculinos.

  1. O seu cérebro é capaz de relembrar melhor certos detalhes

As mulheres possuem um hipocampo e córtex pré-frontal maior que os dos homens. Esta simples situação pode ajudar a explicar algumas pequenas diferenças entre os dois sexos. O córtex pré-frontal é responsável por controlar o nosso comportamento social e a nossa capacidade de toma de decisões. O facto desta área se desenvolver mais cedo nas mulheres pode explicar porque as raparigas jovens tomam menos riscos que os rapazes. De resto, esta situação assegura que as mulheres tendem a contemplar mais detalhes nas suas conversas ou quando têm que tomar uma decisão.

  1. Têm um sistema imunitário mais robusto

Sobretudo com a chegada do coronavírus, foi possível entender a importância de se possuir um forte sistema imunitário. De resto os dados parecem indicar que as mulheres parecem ser mais capazes de combater este tipo de infeções do que os homens. Diversos estudos têm sugerido que os homens têm um maior risco de sofrer infeções graves. Esta situação poderá, em parte, ser explicada pelo cromossoma X adicional e pela existência de estrogênio no corpo feminino. Esta hormona parece capaz de fortalecer o sistema imunitário.

  1. Sentem dor de uma forma mais aguda

A verdade é que as mulheres possuem mais células imunitárias e como tal respondem de uma forma mais robusta a lesões e infeções. Isto pode explicar porque têm uma sensação de dor mais “apurada”, refere a especialista médica Felice Gersh. De acordo com um estudo publicado no Journal of Pain os membros do sexo feminino tendem a reportar mais dor do que os homens em casos de doenças como a diabetes, a artrite e certas infeções respiratórias.

 

[Leia também: 10 dicas que o vão ajudar a envelhecer melhor]

 

Ler Mais