5 resoluções de Ano Novo que realmente pode (e deve) cumprir

Nem todas as promessas e desejos para 2020 têm que ser difíceis de atingir. Saiba aqui como definir objetivos realistas.

Chegou mais uma vez a altura do ano em que começamos a fazer promessas. A chegada de um novo ano (de uma nova década!) é inevitavelmente uma altura de reflexão. Analisamos tudo aquilo que fizemos este ano e definimos objetivos concretos que pretendemos atingir no ano seguinte. A viragem do ano apresenta-se como um recomeço, como uma oportunidade de nos alinharmos com aquilo que é realmente importante para nos.

Infelizmente este pode ser um momento em que colocamos alguma pressão desnecessária e excessiva sobre a nossa vida. Tendemos a criar promessas pouco realistas e difíceis de concretizar. “Quero ter uns abdominais mega definidos”, “Quero visitar todos os cinco continentes”, “Nunca mais vou comer doces”. Estes são alguns dos exemplos que ajudam a explicar o porquê de não conseguirmos cumprir as nossas resoluções de ano novo.

Ao invés de procurarmos definir grandes sonhos e ambições que provavelmente não seremos capazes de atingir, é antes mais benéfico tentar selecionar alguns objetivos, porventura “mais pequenos”, que podem trazer uma enorme mais-valia e gratificação às nossas vidas.

Eis apenas alguns exemplos que deve considerar na noite de 31 de Dezembro.

 

  1. Ler 12 livros ao longo do ano

Aumentar o número de horas que passa a ler pode ser uma excelente resolução. É certo que atualmente pode ser difícil abdicar das horas que passamos na Netflix ou nas redes sociais, no entanto, a leitura constante e habitual pode acrescentar bastante valor à sua vida. Uma maior empatia, um fortalecimento da capacidade cognitiva e de memória, são alguns dos benefícios da leitura de ficção. Não se esqueça apenas de fazer um esforço consciente para ler até ao final todos os livros que começa. Não desista à primeira dificuldade.

  1. Dormir mais uma hora todos os dias

Assegurar que obtém diariamente as recomendadas 8 horas de sono é essencial para o seu bem-estar. Os benefícios são inúmeros, incluindo uma melhoria da sua saúde cardíaca, atividade cognitiva e da sua disposição geral. Infelizmente os estudos apontam para o facto da maioria da população adulta não conseguir atingir uma média de 7 horas de diárias de sono. Assim, no próximo ano procure ter isto em conta e deitar-se um pouco mais cedo.

  1. Aprender uma nova língua

É certo que aprender um novo idioma pode ser por vezes uma tarefa difícil. É um processo que exige tempo e dedicação. Felizmente atualmente existem um conjunto de apps (como a Duolingo) que conseguem ajudar qualquer pessoa a descobrir uma nova língua e cultura, de uma forma simples através de vários cursos e exercícios práticos.

  1. Medite pelo menos 10 minutos todos os dias

Nos últimos anos os benefícios da meditação têm sido cada vez mais divulgados. Esta prática consegue reduzir a sua pressão arterial, o seu stress e ansiedade, através de simples sessões diárias de 10 minutos. Está ainda comprovado que meditar antes de dormir pode ajudar a melhorar a qualidade do seu sono. Como tal, não deixe de incluir esta práticas nas suas rotinas em 2020. A sua saúde agradece.

  1. Faça donativos ou voluntariado uma vez por mês

Na tentativa de ajudar os mais desfavorecidos, qualquer montante de dinheiro pode ser útil. No entanto, por vezes mais do que o seu dinheiro, o tempo que pode oferecer será ainda um recurso mais valioso. Inúmeras organizações e associações com cariz social necessitam de voluntariados capazes de apoiar as suas atividades. Dedicar uma hora todos as semanas a ajudar os outros pode ser uma experiência reveladora. Irá estar diretamente a contribuir para que mais pessoas (ou animais) possam viver uma boa vida, acabando indiretamente por sentir uma enorme gratificação ao longo de todo este processo, que certamente ajudará a enriquecer a sua vida.

Ler Mais