6 vantagens de começar um negócio depois dos 50

Quando o assunto é empreendedorismo, a idade não é importante, segundo um estudo da revista americana Inc., que identificou as seis principais mais-valias de iniciar um negócio próprio após os 50 anos.

A revista americana Inc. realizou uma pesquisa que envolveu mais de trinta empreendedores entre os 50 e os 70 anos de idade, para perceber as vantagens que levam as pessoas a optar por um negócio próprio nesta fase da vida. Estas são as seis principais mais-valias deste tipo de empreendedorismo, identificadas neste estudo.

1. Maior propensão ao risco

Os resultados da pesquisa levaram a concluir que os empreendedores com mais de 50 anos estão menos preocupados com a segurança financeira das suas famílias, que já se encontram bem estruturadas. Isso tem como consequência uma maior propensão ao risco, principalmente se o que tiver levado à decisão pelo empreendedorismo tiver sido uma situação de desemprego.

2. A ambição não tem idade

A idade é apenas um número, e a ambição não diminui com a passagem do tempo. Mesmo aquelas pessoas que têm situações financeiras confortáveis sentem a necessidade de trabalhar e de empreender. Nestes casos, o empreendedorismo surge como uma forma de realização profissional, diversão, complemento à reforma ou, simplesmente, para se manter ativo.

3. A idade impõe respeito

Os inquiridos para a realização deste estudo afirmaram que a idade não se apresenta como um obstáculo no momento de negociar. Pelo contrário, a experiência profissional adquirida representa uma vantagem que motiva a confiança dos potenciais clientes ou parceiros. Os mesmo inquiridos revelam que os seus interlocutores demonstram maior simpatia e respeito quando estão perante alguém com uma idade mais avançada.

4. Valorização dos mais jovens

Os empreendedores com mais de 50 anos, que cresceram num ambiente menos tecnológico do que o atual, conhecem as suas limitações e identificam como uma vantagem a oportunidade de trabalhar e aprender com pessoas mais jovens.

5. O acumular da experiência

Numa análise simplista, poder-se-ia dizer que empreender aos 50 faz mais sentido do que fazê-lo aos 20. Isto, porque existe uma experiência acumulada de décadas que pode ser utilizada na criação de um novo negócio. É possível antever de forma mais credível o que pode ou não resultar no mercado, bem como antecipar riscos desnecessários.

6. Conhecem melhor um mercado apetecível

O mercado das pessoas com mais de 50 anos é hoje altamente apetecíveis para as empresas, e quem melhor do que o próprio público-alvo para conhecer as suas necessidades? Um empreendimento de e para pessoas com mais de 50 anos pode não ser, por si só, uma garantia de sucesso, mas tem tudo para dar certo.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Spotify reinventa (com humor) clássicos da música
Automonitor
Club MX-5 Portugal numa aventura pelos Vinhos do Alentejo