Começar um negócio depois dos 50? Claro que sim! Conheça aqui as vantagens

Quando o assunto é empreendedorismo, a idade não é importante, segundo um estudo da revista americana Inc., que identificou as seis principais mais-valias de iniciar um negócio próprio após os 50 anos.

A revista americana Inc. realizou uma pesquisa que envolveu mais de trinta empreendedores entre os 50 e os 70 anos de idade, para perceber as vantagens que levam as pessoas a optar por um negócio próprio nesta fase da vida. Estas são as seis principais mais-valias deste tipo de empreendedorismo, identificadas neste estudo.

 

1. Maior propensão ao risco

Os resultados da pesquisa levaram a concluir que os empreendedores com mais de 50 anos estão menos preocupados com a segurança financeira das suas famílias, que já se encontram bem estruturadas. Isso tem como consequência uma maior propensão ao risco, principalmente se o que tiver levado à decisão pelo empreendedorismo tiver sido uma situação de desemprego.

 

2. A ambição não tem idade

A idade é apenas um número, e a ambição não diminui com a passagem do tempo. Mesmo aquelas pessoas que têm situações financeiras confortáveis sentem a necessidade de trabalhar e de empreender. Nestes casos, o empreendedorismo surge como uma forma de realização profissional, diversão, complemento à reforma ou, simplesmente, para se manter ativo.

 

3. A idade impõe respeito

Os inquiridos para a realização deste estudo afirmaram que a idade não se apresenta como um obstáculo no momento de negociar. Pelo contrário, a experiência profissional adquirida representa uma vantagem que motiva a confiança dos potenciais clientes ou parceiros. Os mesmo inquiridos revelam que os seus interlocutores demonstram maior simpatia e respeito quando estão perante alguém com uma idade mais avançada.

 

4. Valorização dos mais jovens

Os empreendedores com mais de 50 anos, que cresceram num ambiente menos tecnológico do que o atual, conhecem as suas limitações e identificam como uma vantagem a oportunidade de trabalhar e aprender com pessoas mais jovens.

 

5. O acumular da experiência

Numa análise simplista, poder-se-ia dizer que empreender aos 50 faz mais sentido do que fazê-lo aos 20. Isto, porque existe uma experiência acumulada de décadas que pode ser utilizada na criação de um novo negócio. É possível antever de forma mais credível o que pode ou não resultar no mercado, bem como antecipar riscos desnecessários.

 

6. Conhecem melhor um mercado apetecível

O mercado das pessoas com mais de 50 anos é hoje altamente apetecíveis para as empresas, e quem melhor do que o próprio público-alvo para conhecer as suas necessidades? Um empreendimento de e para pessoas com mais de 50 anos pode não ser, por si só, uma garantia de sucesso, mas tem tudo para dar certo.

 

 

 

Ler Mais