7 dicas para ajudar a organizar a casa durante a quarentena

Aproveite este tempo para transformar o seu espaço pessoal e melhorar o seu bem-estar.

Um pouco por todo o globo, milhões de pessoas estão agora a ser “obrigadas” a ficar em casa. Escolas fechadas, empresas e restaurantes encerados. A vida no exterior está agora suspensa, constrangida, até que cheguem novas instruções.

Para muitas pessoas este tempo passado em casa pode tornar-se numa experiência difícil. Nem todos temos uma casa perfeita, um espaço pessoal arrumado e funcional. Mais do que nunca estamos a ser confrontados com a ideia de que fomos acumulando nas nossas casas diversos objetos e artigos que apenas contribuem para o caos e que não acrescentam qualquer tipo de valor às nossas vidas.

[Leia também: 7 estratégias para ensinar os miúdos em casa, explicadas por professores]

Se está finalmente pronto para aproveitar este tempo de quarentena para iniciar um verdadeiro projeto de remodelação interior então este artigo é para si. De forma a ajudar todos a diminuir a desarrumação e a criar espaços mais funcionais, o portal BestLife reuniu um conjunto de dicas de especialistas que prometem guiar todo o processo.

 

  1. Organize as estantes e prateleiras

Neste caso não precisa de seguir as recomendações mais radicais da especialista Marie Kondo. Não, não queremos que deite fora os seus livros. No entanto é importante que os mantenha arrumados e organizados segundo um sistema que minimize a confusão visual. Disponha os seus livros nas estantes seguindo um qualquer tema, ou código de cor. Crie um sistema que faça sentido para si e que assegure que da próxima vez que olhar para as suas estantes não irá sentir nenhuma ansiedade.

  1. “Ataque” o frigorífico

Nestas últimas semanas muitas foram as famílias que se viram obrigadas a abastecer a dispensa e o frigorifico. Temos agora uma maior necessidade de cozinhar, assim como temos também mais tempo para o fazer. Esta maior atividade pode facilmente criar o caos numa cozinha, sobretudo no interior do frigorifico. É assim importante que crie um sistema para a organização deste eletrodoméstico.

Escolha certas prateleiras para guardar diferentes tipos de produtos/alimentos. Utilize sempre tupperwares com tamanhos adequados para guardar as suas comidas o melhor possível. Não se esqueça de definir um dia por semana para avaliar tudo aquilo que tem guardado no frigorifico, de forma a identificar aquilo que posa já estar estragado ou inadequado para consumo.

Leia também: 6 dicas para aproveitar ao máximo o espaço do seu frigorífico

  1. Assegure o feng shui do seu quarto

A ideia essencial da prática de feng shui é tentar procurar uma harmonia feliz entre os objetos e o espaço envolvente. É algo muito importante no design de interiores, que pode ser capaz de transformar toda a forma como um determinado espaço nos faz sentir.

Pequenos detalhes como ter duas pequenas mesas de cabeceira em cada lado da cama, onde se irão colocar dois candeeiros iguais pode ajudar a acrescentar alguma simetria a um quarto. Almofadas de um só estilo ou cor podem também ser boas opções. Evite colocar coisas no quarto que não fomentem um estado de espírito relaxante. As televisões são assim completamente desaconselhadas.

  1. Organize a decoração e as roupas por estação

O tempo que irá agora ter que passar em casa, pode ser exatamente aquilo que precisava para olhar novamente para o seu armário e começar a fazer uma seleção criteriosa das suas roupas. Apenas deve manter no seu armário aquilo que realmente precisa. Tudo o resto – como as roupas de inverno ou verão – devem ser armazenadas noutro local até serem necessárias.

Durante este processo aproveite igualmente para limpar a fundo as divisões da sua casa. Deixe o ar entrar. Renove o ambiente. Se possível tente decorar os espaços seguindo as cores da estação. Já que não podemos sair para aproveitar a Primavera ao menos conseguimos senti-la nas nossas casas.

  1. Destaque os artigos decorativos que mais gosta/usa

De forma geral esta é uma regra que deve sempre seguir em qualquer tipo de arruação. Priorize sempre os artigos que mais utiliza (ou que mais gosta), colocando-os à frente das suas estantes, prateleiras, etc. Mantenha perto de si aquilo que mais necessita diariamente. Tudo o resto pode ser colocado mais atrás. Apenas assim conseguirá evitar confusões e desarrumações indesejadas.

  1. Melhore o seu novo escritório caseiro

Muitas pessoas estão a ter agora a sua primeira experiência de teletrabalho. Trabalhar a partir de casa pode ser uma experiência agradável, no entanto é importante que existam condições para garantir a produtividade e concentração. Antes demais deve definir qual o espaço em que vai querer estar a trabalhar. Este deve ser o seu cantinho pessoal, que lhe ofereça todas as condições ideais para responder aos desafios do seu emprego.

Os especialistas recomendam ainda que traga algumas plantas para perto do seu espaço de forma a trazer alguma vida ao seu escritório pessoal. Mantenha a sua secretária ou mesa arrumada e escolha sempre uma cadeira confortável.

  1. Organize os seus equipamentos eletrônicos

Este é um dos maiores responsáveis pela desarrumação e confusão nas nossas casas. Ao longo dos anos vamos acumulando diversos tipos de aparelhos e dispositivos eletrónicos que acabamos por nunca deitar fora. Os cabos, carregadores, telemóveis, leitores de música, acumulam-se de uma forma descontrolada. Muitos deles já nem funcionam adequadamente.

Aproveite uma hora do seu dia para verificar todos os seus equipamentos eletrónicos. Defina um espaço ou uma caixa para os guardar. Perceba o que é necessário manter e tudo aquilo que já não precisa (ou que já não funciona). Recicle todos os equipamentos antigos nos locais apropriados; não os deite simplesmente no lixo orgânico.

 

[Leia também: Afinal, quando (e como) foi o papel higiénico inventado?]

 

Ler Mais