7 factos curiosos sobre algumas das obras arquitetónicas mais conhecidas do mundo

Prepare-se para conhecer um pouco melhor algumas destas maravilhas construídas pelo Homem.

Se em criança era um fã incondicional de Lego, então é provável que em adultos se tenha igualmente transformado num fã de arquitetura. É quase impossível não sentir uma enorme admiração por algumas das estruturas e edifícios mais marcantes.

Já Winston Churchill afirmava: “We shape our buildings, then after they shape us”. Ou seja, não se pode ignorar o papel essencial que a arquitetura tem na própria definição do que significa ser um humano e viver em sociedade.

[Leia também: Estes são os 21 castelos mais bonitos do mundo. Um em Portugal]

Recentemente o portal EF, reuniu alguns factos curiosos sobre algumas das estruturas mais reconhecidas e admiradas do mundo. Conheça-os aqui.

 

  1. The Dongdaemun Design Plaza (DDP)

Arquiteto: Zaha Hadid, “A Rainha da Curva”

Destino: Seoul, Coreia do Sul

Este é um dos locais mais fotografados em toda a Coreia. O mercado de design que se situa no interior deste edíficio nunca fecha pelo que qualquer um pode apreciar a expressão artística a qualquer altura.

Sabia que? A arquiteta, Zaha Hadid, nunca desenhou nenhum edifício que tivesse um ângulo reto.

 

  1. Sagrada Família

Arquiteto: Antonio Gaudi, “O Arquiteto de Deus”

Destino: Barcelona, Espanha

A obra de arte de Gaudi foi pensada para celebrar a natureza. Os pilares no interior do edifício tentam replicar imponentes troncos de árvores gigantes. É um dos locais mais visitados de toda a Espanha, sendo inclusive considerado património da UNESCO.

Sabia que? Está em construção há mais de 137 anos! E ainda permanece incompleto.

 

  1. Marina Bay Sands

Arquiteto: Moshe Safdie, “O Modernista”

Destino: Singapura

A Marina Bay Sands procura replicar um conjunto de cartas de jogos. Esta ideia faz todo o sentido dado que no seu interior funciona um enorme e impressionante casino. É aqui que “reside” também a mais elevada piscina interior do mundo.

Sabia que? Ao todo este projeto custou uns incríveis 8 mil milhões de dólares de Singapura.

 

  1. Guggenheim

Upper East Side, NYC

Arquiteto: Frank Lloyd Wright, “O maior arquiteto americano de todos os tempos”

Destino: Nova Iorque, EUA

Quando foi inaugurado em 1959 este edifício não foi bem aceite por todos. As suas linhas modernas assustaram alguns críticos. No entanto hoje em dia é considerado universalmente uma peça arquitetônica de renome. O seu interior em “espiral” continua a surpreender os visitantes.

Sabia que? Wright criou mais de 700 desenhos antes de decidir a versão final.

 

  1. Sydney Opera House

Arquiteto: Jorn Utzon, “O arquiteto aditivo”

Destino: Sydney, Austrália

Um dos edifícios mais icônicos da Austrália e de todo mundo. Utzon ganhou o prémio internacional da Opera House após explicar que o seu projeto procurava replicar as velas de um barco a navegar na água. Mais de 10,000 trabalhadores estiveram envolvidos neste projeto.

Sabia que? A Sala de Concertos permanece sempre a uns constantes 22.5 graus celsius. Isto é necessário para manter os instrumentos em perfeitas condições.

 

  1. Walt Disney Concert Hall

Arquiteto: Frank Gehry, “Não me chamem uma estrela”

Destino: Los Angeles, EUA

Gehry, um dos arquitetos mais famosos de sempre, procurou representar a cidade de Los Angeles na construção desta sala de espetáculos. Desconstrucionismo no seu melhor. O exterior do edifício consiste num conjunto de 6,500 painéis de aço, todos com diferentes tamanhos.

Sabia que? O edifício tornou-se num tremendo íman de calor. Foi necessário revestir o exterior com areia para reduzir os efeitos na vizinhança.

 

  1. O Panteão

Arquiteto: Apollodorus de Damasco (ou assim se pensa)

Destino: Roma, Itália

Construído há mais de 2000 anos, o Panteão recebeu a alcunha de “Templo dos Deuses”. Esta estrutura marcou um feito inédito e impressionante na área de engenharia e arquitetura. Cada uma das 16 colunas coríntias que suportam o pórtico da frente pesa 60 toneladas (o equivalente a 70 elefantes)

Sabia que? Tem a maior cópula sem suporte do mundo, onde existe um misterioso orifício no topo intitulado “oráculo”.

 

 

[Leia também: 5 incêndios (devastadores) que mudaram para sempre a história da humanidade]

 

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...