Quando se trata do cancro de bexiga, a identificação não é fácil, mas é preciso estar atento aos sintomas para que se procure ajuda médica.
Um deles não pode ser ignorado.
«Os sintomas podem variar, mas o sintoma inicial mais comum é a presença de sangue na urina», afirma a médica de medicina interna, Shoshana Ungetleider, à revista Parade. Esse é um sintoma fácil de ser percebido. No entanto, existem casos em que apenas uma análise em laboratório pode identificá-lo.
A médica explica que a presença de sangue na urina pode ser identificada a partir de cores vermelhas brilhantes ou até mais escuras. «Embora o histórico familiar e a genética possam desempenhar um papel importante, a maioria das pessoas com a doença não possui histórico familiar da mesma». É fundamental que se procure um médico assim que detetar este sintoma.
Outros sintomas que também podem indicar um possível cancro de bexiga são aumento na frequência urinária, dor ao urinar, urgência em urinar, dor na região pélvica e perda de peso não explicada. Ao perceber algum destes sintomas, é importante que se procure rapidamente um médico para que seja realizada uma avaliação adequada.