A bem da sua saúde nunca cometa estes erros na cozinha

Veja quais são.

Para se sofrer com uma doença veiculada por alimentos, como infeções e intoxicações alimentares, é necessário que aconteça uma sucessão de erros. Por isso, convém saber quais são para deixar de os praticar e assim proteger a saúde e bem-estar, seu e da sua família.

Deixar o pano de cozinha a secar no fogão ou lava-loiças 
Este pano possui um milhão de bactérias a mais do que a tampa de uma sanita.  O ideal é usar um pano novo quando o que estiver a usar ficar molhado.

Usar a esponja de louça mais do que uma semana
Por acumularem restos de alimentos e ficarem, muitas vezes, guardadas em recipientes com água, as esponjas podem favorecer o acumular de bactérias como a Salmonella e a Escherichia coli, que podem causar como diarreias, cólicas e vómitos.

Ter o vinagre aberto fora do frigorifico
O vinagre, assim como o ketchup, a mostarda e a maionese, deve ser guardado no frigorifico depois aberto.

Comer o que cair no chão antes de 5 segundos
Diz-se que se o contato entre o alimento e o solo durar menos de cinco segundos, ainda é possível ingeri-lo. Mas não é o que dizem os estudos. Uma pesquisa revelou que esse pode ser o tempo suficiente para a contaminação.

Comer alimentos vencidos por achar que não há problema
Os prazos de validade são determinados com uma certa margem de segurança. Depois do prazo já não é mais possível garantir a integridade do alimento.

Não guardar alimentos quentes no frigorifico 
A comida deve ir para o frigorifico mesmo que esteja quente. Para que o alimento fique frio mais depressa, retire-o da panela onde foi preparado e guarde-o em pequenas porções, que devem ser adequadamente fechadas apenas duas horas depois de estarem no frio.

Deixar os alimentos à temperatura ambiente
Os alimentos aguentam no máximo duas horas na temperatura ambiente.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...