A Klarna, plataforma de compras e pagamentos a nível global, anuncia hoje os resultados do seu estudo “Money Management Pulse”, que analisou os principais hábitos de consumidores de 17 países durante o primeiro trimestre do ano, incluindo Portugal, no que toca à gestão das finanças pessoais no dia a dia. Do total de países analisados, são três os que não se encontram otimistas relativamente ao futuro da sua situação financeira: Polónia (38%), França (32%) e Áustria (28%).
Já entre os portuguesas, são 36% os que acreditam que, daqui a um ano, a sua situação financeira mudará para melhor.
Dedicado a análise dos comportamentos financeiros dos consumidores, o mais recente estudo da Klarna indica que a maioria dos consumidores encontra-se mais positiva relativamente ao futuro das suas finanças pessoais, com a Geração Z a mostrar-se, globalmente, mais otimista que as restantes. Portugal segue esta tendência geracional, com os inquiridos Gen Z a mostrarem-se mais positivos (67%) vs 35% dos Baby Boomers portugueses que acredita que a sua situação financeira vai estar pior daqui a um ano. O relatório revela ainda que existe um elevado interesse pelo tema das finanças pessoais, no entanto, é a geração Millenial que expressa um maior interesse, o que se relaciona com a sua interação frequente com serviços financeiros.
Numa sociedade cada vez mais digitalizada, o dinheiro deixa de ser o método de pagamento preferencial dos consumidores, com as preferências a evoluírem e diversificarem-se para novas formas: em Portugal, 52% dos inquiridos revela preferir pagar com um cartão de pagamento físico, com 22% a optar por um método de pagamento através do smartphone e, 21% a revelar ter preferência pelo pagamento com dinheiro. No total dos 17 países inquiridos, 15 preferem pagar com cartões. Olhando para as gerações mais jovens em todos os países, as carteiras digitais são as mais populares (Gen Z – 41%; Millenials – 36%).
A revolução dos smartphones tem possibilitado novas formas de pagamento e, a nível global, a preferência pelos métodos de pagamento digitais já ultrapassou o pagamento em dinheiro. Em Portugal, a Gen Z representa a faixa etária que mais prefere pagar com o smartphone (35%) e os Baby Boomers são os que se mostram mais reticentes a esse método (10%).
O estudo revela ainda que a proximidade geográfica entre países pode influenciar algumas das preferências no tipo de pagamento, com a Alemanha e a Áustria a destacarem-se pela elevada preferência pelos pagamentos a dinheiro; e os consumidores nos países nórdicos a raramente utilizá-los, com uma grande preferência pelos cartões de pagamento físicos.
A quantidade de dinheiro que é levantada, e com a qual os consumidores andam no dia a dia, varia de país para país, sendo ainda certo que a inflação e o aumento do custo de vida têm um impacto significativo nos seus hábitos de consumo. É nos Estados Unidos que esse valor é mais elevado, com um valor médio de 189 dólares, o dobro da média global e quatro vezes o valor em dinheiro que é encontrado na carteira dos consumidores suecos. Em Portugal, os consumidores inquiridos revelaram