Afinal, como devemos lidar com relações tóxicas no emprego?

Conheça as principais causas e saiba o que deve fazer.

Infelizmente existem muitos fatores que podem contribuir para o arruinar do ambiente no nosso local de trabalho e para o estabelecer de relacionamentos tóxicos com colegas.

As dinâmicas de grupo entre trabalhadores podem assumir muitas vezes características infantis e pouco profissionais. Muitas pessoas acabam por expressar de formas incorretas as suas inseguranças e frustrações. Com relativa facilidade começam a surgir os primeiros conflitos e desentendimentos.

Uma falta de liderança é o fator que mais contribui para este tipo de problemas. Quando um líder é inábil, controlador, ausente ou ameaçador, as pessoas acabam por não ter o apoio emocional necessário. Não existe um acompanhamento e uma definição clara de objetivos. Tudo isto impede que as pessoas desempenhem da melhor forma as suas funções e contribui para o aparecimento de comportamentos passivo-agressivos.

O excesso de trabalho e uma falta de demonstrações de apreço, podem também contribuir para o problema.

 

Como devemos lidar com relações tóxicas no emprego?

 

  1. Evitar drama

Não se deixe levar por pequenos conflitos ou conversas menos apropriadas. Cumpra alguns limites e evite estar constantemente a apresentar queixas e reclamações. Sendo certo que é importante ser sincero e identificar problemas, ao ser tão crítico irá estar a destruir a moral dos colegas e acabará por perder o respeito de todos.

 

  1. Cuide de si

Existem inúmeras formas de se tornar mais resiliente. Mais exercício físico, uma melhor dieta, meditação, etc. Encontre formas de se manter motivado e feliz. Explore algumas atividades fora do emprego que lhe permitam ser criativo e que gerem gratificação. Isto vai ajudar a que não se deixe consumir e afetar pelo ambiente tóxico do escritório.

 

  1. Pense no futuro

Provavelmente deve começar a estar atento a outras (e melhores) oportunidades de trabalho. Atualize o seu currículo e converse com pessoas que possam ajudar. O simples facto de estar ativamente a procurar algo novo irá ajudar a que consiga lidar melhor com a sua realidade atual. Estará já a ver “a luz no final do túnel”.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...