Afinal contar até 10 não diminui a raiva, diz este estudo

De certeza que já lhe aconteceu estar zangado ou com raiva ou mesmo sem falta de paciência e lhe terem recomendado que conta-se até 10 para se acalmar.

É verdade que esta atitude é quase transversal a todos quando estão emocionalmente alterados, pois acredita-se que ao contar até 10 a tensão emocional diminui e a exaltação acaba por passar.

O Daily Mail publicou um estudo que deita por terra esta crença. Surpreendido?

O estudo foi realizado na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, e concluiu que o facto de contar até 10 faz com que a pessoa se concentre ainda mais na situação, exacerbando a reação negativa. De acordo com Brad Bushman, professor de comunicação e psicologia da Universidade de Ohio, «a pior coisa que se pode fazer numa situação de raiva é o que as pessoas normalmente fazem: focam-se nos seus sentimentos para os entender, mas o que acontece é que acabam por intensificá-los, mantendo-os ativos, levando a pessoa a agir de uma forma mais agressiva».

Os investigadores da Universidade de Ohio defendem que a estratégia de autodistanciamento é mais eficiente do que tentar procurar acalmar-se.

 


Artigos relacionados
Comentários
Loading...