Afinal, o que deseja para a sua vida? Eis 5 formas de responder a esta questão

Não sabe bem qual o rumo que quer dar à sua vida? Perceba de que forma poderá encontrar as respostas que procura.

“O que quero fazer com o resto da minha vida?”. Esta é uma dúvida comum que nos surge em diversos momento ao longo da nossa jornada. Temos dúvidas em relação à forma como pretendemos melhor utilizar o nosso tempo, que tipo de rumo profissional devemos seguir ou simplesmente sobre o propósito da nossa existência.

É fundamental que não ignore estas questões e procure refletir sobre estes temas. Apenas desta forma irá garantir que vive de forma “alinhada” com os seus objetivos e necessidades.

Eis algumas das questões que deve ser capaz de colocar a si próprio para garantir que encontra as respostas que procura.

 

  1. O que o faz mais feliz?

Todos procuramos ser felizes. Queremos experienciar emoções positivas e viver de uma forma alegre. Como tal, é importante que comece por criar uma lista onde identifique tudo aquilo que mais lhe proporciona prazer e felicidade. O que mais gosta de fazer? Quando está mais feliz? Que tipo de objetivo mais o entusiasma? A partir daqui, poderá começar a perceber que gênero de vida poderá apoiar estas ambições.

 

  1. Quais são as suas necessidades?

Não confunda aquilo que mais necessita com aquilo que mais quer ou deseja. Existe uma diferença bastante importante. Podemos até querer ser milionários, mas tudo o que necessitamos provavelmente é ter segurança financeira. Todas as pessoas têm necessidades ligeiramente diferentes e elas existem numa estrutura de pirâmide. Acima de tudo encontra-se, habitualmente, a necessidade de ter autoestima e as necessidades sociais. As suas escolhas futuras devem privilegiar e assegurar o seu bem-estar nestes temas.

 

  1. Quais são os seus valores?

Os nossos valores funcionam como princípios gerais que “guiam” as nossas decisões e comportamentos. É assim determinante que analise cuidadosamente quais são os valores mais essenciais para si, de forma a garantir que todas as suas futuras decisões procuram respeitar esses princípios. Ter valores bem sedimentado irá simplificar este processo.

 

  1. Quais as atividades que mais absorvem a sua atenção?

Existem alguns tipos de atividades e tarefas que são capazes de absorver a nossa atenção de uma maneira especial. São o tipo de coisas que fazem o tempo passar mais rapidamente. Proporcionam emoções positivas e fazem-nos estar realmente presentes. Isto acontece habitualmente quando fazemos coisas que realmente gostamos e sentimos que as conseguimos fazer bem. Identificar estas atividades pode dar algumas “pistas” sobre o que deverá fazer mais no futuro.

 

  1. O que faria se pudesse fazer qualquer coisa?

Sendo certo que é bastante provável que os seus maiores e mais ambiciosos sonhos possam não se concretizar, a verdade é que pode ser importante ter esta motivação/inspiração. Infelizmente muitas pessoas acabam por colocar muitos limites injustificados ao seu potencial. Acreditam que não podem fazer algo diferente ou evoluir muito. Nestes casos é importante lembrar que tudo é possível e que devemos usar os nossos sonhos como inspiração. Não esquecendo, no entanto, que muitos deles podem não se concretizar. Isso é normal e não deve ser causa de frustração.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...