Afinal, porque é que a água é tão importante para o nosso metabolismo?

A água é o principal constituinte do nosso organismo, mais de 60% do volume do nosso corpo é constituído por água! É um nutriente essencial para a vida humana que contribui praticamente para todas as funções do corpo.

Por: Holmes Place

 

A água é o principal componente do corpo humano, sendo o principal constituinte das células e dos tecidos. A água tem diferentes funções vitais nomeadamente, nos processos fisiológicos de digestão, absorção e eliminação de resíduos metabólicos não digeríveis, tem uma acção direta sobre a manutenção da temperatura corporal, atua como um sistema de transporte de nutrientes, é também responsável por manter o volume vascular e permitir a circulação do sangue, entre outros. Neste sentido, todos os sistemas e órgãos necessitam de uma hidratação adequada para funcionarem corretamente. Em caso de desidratação grave todos os sistemas e funções ficam comprometidas.

A água tem propriedades únicas como solvente de compostos iónicos e dos solutos tais como glucose e aminoácidos atuando igualmente como transportador sendo o seu papel essencial na homeostase celular, porque transporta nutrientes às células e remove resíduos a partir de células. Funciona como o meio em que todos os sistemas de transporte funcionam permitindo trocas entre os fluídos extra celular, as células, o fluído intersticial e os capilares. Desempenha ainda um papel importante na termorregulação, visto que, a capacidade de vaporização da água pelo calor permite a perda de calor do corpo, mesmo quando, a temperatura ambiente é superior à temperatura do corpo. Nestas circunstâncias observa-se o fenómeno da sudorese em que a evaporação da água a partir da superfície da pele constitui um modo muito eficiente para perder calor.

Relativamente aos valores de ingestão adequada de água, a European Food Safety Autority (EFSA) estipulou que deverão ser 2,5 L para homens e 2,0L para mulheres. Estas recomendações não se reportam exclusivamente à ingestão de água, mas também a outras bebidas e alimentos ou preparados culinários, que possuam água na sua composição. Porém, dada a grande variabilidade do conteúdo de água nos alimentos, é mais fácil apresentar à população valores de referência de bebidas, pelo que o Instituto de Hidratação e Saúde recomenda o consumo de 1,9 e 1,5 L para homens e mulheres, respetivamente.

 

5 dicas úteis para aumentar o consumo de água

  • Tenha sempre consigo uma garrafa de água;
  • Prefira a água em detrimento de bebidas açucaradas ou outras;
  • Aromatize a sua água com frutas e ervas aromáticas;
  • Opte por chás e infusões não açucarados;
  • Escolha alimentos ricos em água como frutos, hortaliças e legumes cozinhados, saladas em cru e sopas.

 

 

 

 

Ler Mais