Afinal qual o tipo de conversa que está a ter? Perceba as diferenças e evite erros constrangedores

Existem pelo menos 3 tipos diferentes de conversação que deve conhecer e saber identificar. Apenas assim conseguirá melhorar a interação com os outros.

Ninguém disse que a comunicação humana era simples. Todos sabemos bem a frustração que, por vezes, podemos sentir ao tentar comunicar algo de uma forma eficaz a um amigo ou familiar. É frequente que as nossas conversações acabem por gerar alguma confusão ou desentendimentos.

As expectativas que temos diferem. Uma pessoa pode iniciar uma conversa com um objetivo que não é compreendido pelo o outro interveniente. Isto acontece porque as pessoas tendem a confundir vários tipos de conversa. Por vezes queremos apenas contar ou explicar algo sem que a outra pessoa dê a sua opinião. Em outros casos, podemos estar interessados em criar um debate e escutar feedback.

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É assim fundamental procurar sempre identificar qual o intuito da conversação que estamos a estabelecer de forma a evitar conflitos e desentendimentos. De acordo com o investigador Jeremy Sherman, estes são 3 tipos de conversas que todos devemos conhecer.

 

  1. Desabafo

Aqui o objetivo é claro: apenas desejamos contar algo. Libertar a alma. É um exercício de autoexpressão. Queremos ser ouvidos, queremos expressar os nossos sentimentos sem desejar nenhuma feedback “em troca”. Isto é algo que pode ser bastante terapêutico.

Sempre que está a interagir com alguém que quer apenas desabafar, é fundamental que se preocupe simplesmente em ouvir. Nada mais. A outra pessoa não vai querer ouvir a sua opinião – pelo menos não naquele momento. O melhor que pode fazer é oferecer algum tipo de apoio e encorajamento. Deverá desempenhar um papel mais passivo.

  1. Consideração

Planear, definir estratégias, decidir. Este é um tipo de conversação mais ativa e participativa. A pessoa que inicia a conversa procura analisar e explorar em conjunto certas possibilidades. Pretende ouvir outras opiniões e chegar a uma conclusão conjunta. Duas cabeças são mais produtivas do que uma. Partilhe as suas interpretações e intuições com a outra pessoa, ela irá agradecer.

  1. Debate

Quando se estabelece um debate o essencial é argumentar e procurar persuadir o outro. Aqui cada um dos intervenientes procura defender as suas opiniões. É natural que isto possa causar algumas discussões ou confrontos mais intensos, no entanto é mesmo desejável que isso aconteça. A capacidade de sermos honestos e assertivos é uma qualidade importante para garantir que expressamos claramente os nossos desejos e preocupações. Num contexto de relacionamento, é importante que isso aconteça e que o casal se sinta livre para discutir certos temas essenciais.

 

Sendo certo que podem existir ainda muitos outros tipos de conversas é, no entanto, fundamental que seja capaz de identificar estas 3 diferentes situações. Pode ser difícil distinguir com exatidão qual a situação com que estamos a lidar. É assim importante que se mantenha atento a certos aspetos da linguagem não-verbal como forma de entender claramente o que é esperado de si.

Uma correta compreensão destes diferentes tipos irá fortalecer a interação que estabelece com os outros, garantindo que obtém uma maior gratificação sempre que conversa com uma outra pessoa.

 

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