Partilhar

Agência Europeia do Ambiente alerta para perigo de composto usado nos plásticos para os tornar mais duros

Está por exemplo em recipientes para comida, garrafas de plástico ou latas de conserva, e mesmo em brinquedos.

14 Setembro 2023
Forever Young
Empty carbonated drink bottles. Plastic waste

A Agência Europeia do Ambiente (AEA) alertou hoje para a alta exposição dos europeus à substancia química sintética bisfenol A (BPA), que pode colocar em risco a saúde de milhões de pessoas, avança a Lusa.

Com base em dados recolhidos num estudo de biomonitorização humana em 11 países, Portugal incluído, a AEA divulgou uma nota na qual afirma que a exposição da população ao BPA “está muito acima dos níveis aceitáveis de segurança para a saúde”.

O BPA é um composto usado nos plásticos (para os tornar mais duros) e está por exemplo em recipientes para comida, garrafas de plástico ou latas de conserva, e mesmo em brinquedos.

Os dados do estudo indicam que os níveis excederam os limiares (exceto na Suíça) em 71% em vários países, e em países como Portugal, França e Luxemburgo excederam em 100% dos casos.

Mas a AEA salienta que os valores comunicados foram os valores mínimos, pelo que é provável que todos os países apresentem taxas de ultrapassagem de 100% dos níveis de exposição acima dos limiares de segurança.

Na nota hoje divulgada a diretora executiva da AEA, Leena Ylä-Mononen, salienta que o estudo mostrou que o BPA representa um risco mais generalizado para a saúde do que se pensava.

“Temos de levar a sério os resultados desta investigação e tomar mais medidas a nível da União Europeia (UE) para limitar a exposição a substâncias químicas que representam um risco para a saúde dos europeus”, afirmou.

A AEA nota que a exposição ao BPA é sobretudo através da alimentação, por o produto estar em embalagens para alimentos e bebidas.

Em abril, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) reavaliou os riscos para a saúde resultantes da exposição ao BPA, concluindo que pode prejudicar o sistema imunitário humano, além dos já conhecidos efeitos nocivos como a desregulação endócrina, a redução da fertilidade e as reações alérgicas cutâneas.

Os dados agora divulgados apoiam a conclusão da EFSA e mostram que a exposição continua a ser demasiado elevada, apesar de medidas introduzidas desde 2015.

Em alguns países, como a França, o BPA é atualmente proibido em recipientes de alimentos. A UE e os Estados Unidos restringiram a sua utilização e estão a considerar restrições mais drásticas, embora estas ainda não tenham sido implementadas.

Em junho passado a AEA já tinha salientado a presença de bisfenol A no organismo de mais de 90% dos participantes de um estudo, alertando para a continua produção e consumo na Europa de “grandes quantidades de produtos químicos”.

Em abril passado organizações ambientalistas alertavam para a proliferação de produtos químicos nocivos para a saúde, alguns até em fraldas para bebés, um ano depois de a Comissão Europeia ter anunciado a proibição de milhares de substancias tóxicas.

Em abril de 2022 a Comissão publicou um roteiro de restrições, para servir de base a uma lista de substâncias químicas a serem proibidas.

Entre outras restrições estavam por exemplo os retardadores de chama, frequentemente ligados a cancro, ou os bisfenóis. Mas este ano os ambientalistas consideraram que o plano falhou e que os produtos químicos nocivos para a saúde continuam “a ser usados sem restrições”.

Em relação aos bisfenóis, apenas cinco de 148, segundo os ambientalistas, estão definidos para serem restringidos. E alertou que a maioria dos usos controversos do bisfenol A é para continuar.

 

Mais Recentes

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 15 minutos

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 hora

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 19 horas

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 19 horas

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 19 horas

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 19 horas

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 20 horas

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 20 horas

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 20 horas

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 20 horas

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 20 horas

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 20 horas

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 20 horas

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 20 horas

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 20 horas

4 signos que vão sentir um alívio financeiro até ao fim do mês de abril

há 21 horas

Celebrar 50 anos: dicas para planear uma festa inesquecível

há 22 horas

Importa esclarecer: tem a certeza que sabe aplicar (bem) o protetor solar?

há 23 horas

Lembra-se dos Chuck Taylor All Star XX-Hi? Os All Star de cano longo estão de volta

há 24 horas

O mais recente ícone de moda da terceira idade tem mais de 80 anos

há 24 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.