Partilhar

Ainda se lembra dos seus sonhos de criança? Concretizou-os a todos?

Então este artigo é para si

19 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

De todas as grandes ambições e expectativas que imaginava para a sua vida? É natural que ainda se lembre de alguns destes elementos e que ao longo do seu crescimento tenha acrescentado novos sonhos a esta lista imaginária.

Mas afinal, quantos destes sonhos conseguiu realmente concretizar?

Pode parecer algo triste pensar em todas as coisas que acabou por não conseguiu fazer ou nos sucessos que não alcançou, todavia, a realidade é que toda a gente passa por isso. Ninguém consegue cumprir todos os seus sonhos e viver uma “vida perfeita”. Isso é uma expectativa irrealista.

O importante é sermos capazes de lidar bem com a possibilidade de não virmos a concretizar todos os sonhos. Não perdendo entusiasmo e permitindo que a vida avance sem estarmos “presos” a expectativas e ideias antigas.

A verdade é que o não cumprir de um sonho muitas vezes “abre” novas oportunidades de concretizarmos coisas incríveis que jamais havíamos imaginado. As circunstâncias podem destruir certas expectativas e, como tal, devemos estar preparados para adaptar também os nossos sonhos.

 

Como ultrapassar a frustração de um sonho não concretizado?

 

  1. Fazer um luto

Sim, pode ser importante reconhecer que um qualquer sonho já não é possível. Este tipo de reflexão é fundamental para conseguir avançar com a sua vida, rumo a algo novo e melhor. O melhor será até escrever as razões que levaram a que este sonho não fosse alcançado e procurar encontrar alguns aspetos positivos associados a essa situação. Clarifique a sua mente.

 

  1. Reavaliar os seus valores

Os nossos valores devem modificar-se ao longo das nossas vidas. A verdade é que com o passar do tempo certas coisas já não são tão importantes para nós, e outra acabam por ganhar uma redobrada importância. Quando nos “despedimos” de um sonho devemos também avaliar o que mais valorizamos na nossa existência e personalidade. Garantindo que todos os nossos próximos sonhos e expectativas estão alinhados com essa nova mentalidade.

 

  1. Faça uma aula criativa

É provável que após fazer esta análise redescubra certos elementos do seu passado que continuam a ter uma grande relevância para si. Certas atividades que lhe oferecem grande prazer e gratificação. Alguns destes hobbies criativos esquecidos podem agora ganhar uma nova importância no futuro. Procure fazer workshops e aulas que estimulem o seu espírito criativo e que permitam evoluir os seus skills nessas áreas. O importante é que se dedique mais a estas atividades que realmente lhe proporcionam prazer.

 

  1. Sonhe novamente

Independentemente de quantos sonhos não concretizados possa ter acumulado ao longo da sua vida, terá sempre a possibilidade de encontrar novos sonhos e novas ambições no seu horizonte. Isto é extremamente saudável. Os sonhos permitem manter a nossa vida entusiasmante e dão um maior propósito à nossa vida. O fundamental é mesmo assegurar que estes sonhos continuam a estar alinhados com os nossos valores e circunstâncias, de forma a evitarmos grandes tristezas e frustrações. Keep on dreaming!

 

Mais Recentes

As 7 coisas que todas as mulheres devem fazer para proteger o cabelo do frio

há 7 horas

Acha que poderá estar viciado no telemóvel? Responda a estas perguntas para ter a certeza

há 9 horas

Estes são os signos que lidam pior com a frustração: será o seu um deles?

há 10 horas

Opinião: «No Dia Mundial dos Cuidados Paliativos importa lembrar que o acesso a serviços de saúde de qualidade, seguros, eficazes e universais é imprescindível», Conceição Pires, médica

há 1 dia

Estes são os signos das pessoas menos capazes de perdoar: conhece alguém que se enquadre?

há 1 dia

Educar um adolescente nunca é fácil: obtenha uma ajuda extra com estas 3 dicas (essenciais)

há 1 dia

Conquiste um estilo de vida mais saudável seguindo estes 5 passos simples

há 1 dia

Dia Mundial das Doenças Reumáticas: «no lúpus os corticoides são uma espécie de empréstimo a prazo, em que os juros vão aumentando», José Alves, médico

há 1 dia

Dia Mundial das Doenças Reumáticas: «O doente devera ser o gestor da sua doença se tiver ao seu dispor o máximo de informação sobre a sua patologia», Carlos Carneiro, médico

há 1 dia

Demência: «doenças cardíacas comuns podem aumentar o risco», revela prestigiada organização internacional

há 2 dias

O primeiro snack de cogumelos com sabor a trufa chega agora a Portugal e nós descobrimos onde se pode comprar

há 2 dias

Um resultado deveras preocupante: «60% das pessoas estão constantemente stressadas no trabalho», assegura este estudo

há 2 dias

Opinião: «Dismorfia corporal, quando há uma excessiva preocupação com um defeito corporal imaginário», Cátia Lopes, hipnoterapeuta

há 2 dias

A coleção de Halloween para decorar a casa com produtos a menos de 2 euros está no Aldi

há 2 dias

Novidade do Lidl gera grande alvoroço entre os clientes: e você, já foi “apanhado”?

há 2 dias

Inditex (dona da Zara) procura funcionários e oferece salários até 70 mil euros

há 2 dias

A prevenção do HPV volta a brilhar na passerelle da ModaLisboa

há 2 dias

Cancro colorretal: «A colonoscopia é extraordinariamente segura e eficaz, pelo que não deve haver receio de fazer o exame», Ricardo Rio-Tinto, gastrenterologista

há 2 dias

É cada vez mais importante proteger os mais velhos dos golpes e fraudes online: aprenda aqui como o fazer (e ajude os seus pais e avós)

há 2 dias

No Dia Mundial do Ovo descubra os benefícios deste alimento presente em todas as casas

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.