Partilhar

Alerta: maus hábitos que fazemos todos os dias online e que nos deixam desprotegidos, evite-os

Saiba aqui como o fazer.

15 Maio 2023
Sandra M. Pinto

O Dia Mundial da Internet comemora-se a 17 de maio e a Check Point® Software Technologies Ltd. não quer deixar passar o dia em branco eaproveita este dia para nos recordar os “maus hábitos” que continuamos a manter e que afetam a nossa segurança digital:

Negligenciar palavras-passe: este é um dos erros mais comuns e, no entanto, uma das práticas que mais afeta a manutenção de uma cibersegurança adequada. Todos nós achamos mais fácil reciclar as palavras-passe e utilizar a mesma para os e-mails pessoais e de trabalho, mas estamos a colocar em risco dados importantes. É também muito comum partilhá-las – as palavras-passe do Netflix ou do Spotify, por exemplo – e, muitas vezes, escrevê-las ou enviá-las numa mensagem ou e-mail a familiares ou amigos próximos. Esta realidade traduz-se em milhões de utilizadores que todos os anos veem as suas contas violadas por não terem cuidado com as suas palavras-passe. Para evitar esta situação, é aconselhável criar palavras-passe seguras, com pelo menos 12 caracteres e uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Da mesma forma, é sempre recomendável atualizá-las a cada poucos meses e não as reutilizar em várias plataformas ou contas diferentes.

Atualizar, atualizar, atualizar: todos os sistemas e dispositivos têm atualizações regulares destinadas não só a melhorar ou corrigir a usabilidade, mas também a aplicar correções para possíveis vulnerabilidades. A mensagem para atualizar aparece muitas vezes em alturas inconvenientes ou quando não temos uma ligação Wi-Fi e, normalmente, acabamos por adiar ou mesmo ignorar a sua instalação, deixando inconscientemente uma porta aberta para ciberataques. Mantendo os nossos dispositivos atualizados, podemos evitar muitas das vulnerabilidades que podem ocorrer.

Cair na desinformação: embora a maioria dos ciberataques se concentre atualmente no roubo de dados, tem-se verificado recentemente um aumento das práticas hacktivistas e de outras ameaças relacionadas com o Estado. Este tipo de práticas inclui frequentemente a distribuição de desinformação com notícias falsas ou mensagens tendenciosas e incompletas que se aproveitam do lado emocional dos utilizadores para gerar discórdia. Por este motivo, é aconselhável utilizar várias fontes para nos informarmos, bem como verificar qualquer notícia ou mensagem em cadeia antes de cair em práticas como a disseminação em massa. Um dos principais pilares da segurança na Internet é o bom senso.

Utilizar redes sem fios gratuitas: para evitar consumir os seus próprios dados, é cada vez mais frequente navegar entre hotspots e redes Wi-Fi gratuitas em restaurantes, aeroportos, estações de comboio ou de metro, hotéis e até em transportes públicos ou privados. No entanto, os investigadores de segurança demonstraram em várias ocasiões que este tipo de redes sem fios tem pouca ou nenhuma segurança. É aconselhável não aceder a uma rede desconhecida, mas se tiver de o fazer, limite a sua utilização a uma navegação básica, evite introduzir palavras-passe ou utilizar aplicações sensíveis, como plataformas de pagamento ou acesso bancário.

Navegar e confiar em sítios Web não seguros: uma forma de identificar este tipo de sítio Web fraudulento é procurar pequenos erros, como gralhas, texto mal escrito ou a presença de imagens enganadoras ou de má qualidade. No entanto, o método mais eficaz é, sem dúvida, a análise do URL, com indicadores de segurança como os certificados SSL (indicados pela presença de um cadeado junto ao endereço web); ou alertas, como a presença de caracteres irregulares ou subdomínios.

Mais Recentes

Qual é o seu grupo sanguíneo? Saiba o que ele pode revelar sobre a sua personalidade

há 7 minutos

Nem sempre é tarefa fácil, mas com estas dicas retirar manchas (e odor) de suor vai ser mais simples

há 2 horas

Transforme o seu dia: tenha estas 7 plantas em casa e sinta o seu humor melhorar assim como o bem-estar

há 2 horas

Nem bicarbonato, nem detergente: este é o truque caseiro para limpar e deixar o seu forno a brilhar

há 3 horas

Este é o ingrediente com menos calorias para temperar a salada (não falamos do azeite)

há 3 horas

Diga adeus ao botão do WhatsApp para enviar áudios: há um novo para responder mais rapidamente às mensagens de voz

há 3 horas

Compulsão alimentar periódica: conheça o transtorno alimentar mais desconhecido

há 4 horas

Estes exercícios diários de apenas 4 minutos reduzem o risco de ataque cardíaco, sobretudo em mulheres acima dos 45 anos

há 4 horas

Burnout: o sentimento de fadiga extrema intensifica-se nas últimas semanas do ano e estas são as razões

há 4 horas

Uma boa noticia para os amantes de chocolate: estudo assegura que o amargo está associado a um menor risco de diabetes

há 5 horas

Saúde pélvica: «É preciso compreender os problemas associados ao pavimento pélvico durante o inverno», revela estudo

há 5 horas

Já sonha com as férias de verão? Esta companhia aérea tem novas rotas e 400 mil lugares adicionais para que possa escolher

há 5 horas

“Sozinho no Lidl” tem estreia marcada para o dia 18 de dezembro numa loja perto de si

há 5 horas

O Pai Natal ganhou uma ajuda importante para encontrar os presentes perfeitos

há 5 horas

Do clássico ao contemporâneo: restaurantes Olivier oferecem menus exclusivos para celebrar a Passagem de Ano

há 5 horas

Uma viagem de bem-estar para toda a família, é a oferta desta recém inaugurada unidade hoteleira

há 6 horas

Se não tem o hábito de reciclar pilhas conheça os 5 argumentos de acordo com os quais o deve passar a fazer

há 6 horas

Cancro da mama: medicamento para o crescimento do cabelo interrompe a alopecia devido à quimioterapia

há 6 horas

Viagens: número de passageiros nos aeroportos nacionais sobem para 61 milhões

há 6 horas

Se é funcionário público esta decisão do Governo interessa-lhe. diz respeito a descanso extra

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.