Partilhar

Alerta: Possibilidade de surtos epidémicos de dengue e zika em Portugal

Diz o presidente do Instituto de Medicina Tropical

21 Abril 2023
Forever Young

O presidente do Instituto de Medicina Tropical alertou hoje para a possibilidade de surtos epidémicos de dengue e zika em Portugal e apelou aos profissionais de saúde para que não confundam eventuais casos com gripe.

Em declarações à agência Lusa a propósito do 6.º Congresso de Medicina Tropical, que arranca hoje em Lisboa, Filomeno Fortes lembrou que já foi identificado em Portugal o mosquito ‘aedes albopictus’ – que pode transmitir zika, dengue e chikungunya – e que os ovos podem permanecer em estado de hibernação mais de um ano.

“Basta entrar em contacto com a água para o mosquito eclodir. E este mosquito tem uma característica: Infeta-se uma vez e é para toda a vida”, explicou o responsável, considerando que a probabilidade de Portugal ter ovos infetados “é grande”.

Este alerta do presidente do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) surge depois de, no início do mês, a Organização Mundial de Saúde ter avisado que a Europa corre o risco de ter surtos de dengue e zika no verão, chamando a atenção para a necessidade de as autoridades aumentarem a vigilância.

Filomeno Fortes lembrou que já foi encontrado o mosquito ‘aedes albopictus’ na Madeira e no norte (Penafiel) e sul (Mértola) de Portugal Continental, considerando que isto aumenta a probabilidade de surtos de dengue, zika e chikungunya, doenças que provocam hemorragias e podem ser fatais.

“O sistema nacional de saúde tem de estar preparado para a possibilidade de haver casos suspeitos”, disse o responsável, recordando que há testes rápidos para detetar estas três síndromes hemorrágicas.

Em situação de alerta – considerou -, estes testes “devem estar disponíveis a nível nacional para que qualquer profissional de saúde que suspeite de um caso de dengue, chikungunya ou zika possa recorrer imediatamente” e obter um diagnóstico preliminar.

O especialista insistiu que os profissionais de saúde devem estar atentos e lembrou: “Estes casos, normalmente, são confundidos com gripe”.

“São quadros típicos em que a pessoa vem com febre, com dores no corpo, com arrepios frio e a tendência é dizer que é uma gripe. Quando se pede os exames, como não se pede exatamente a nenhum destes três exames, o teste vem dizer que está tudo bem, que deve ser uma gripe”, explicou.

Defendeu ainda que, numa situação de casos confirmados, “os especialistas em cuidados intensivos têm de saber como gerir casos graves”.

Exemplificou com a dengue, que pode resultar em falência de vários órgãos, mas como se trata de uma falência muito específica, “os médicos intensivistas têm de saber quais são as medidas imediatas”.

“Estes doentes são salvos, normalmente, nas primeiras 24 a 48 horas”, caso contrário, “o risco de morrerem é grande”, disse Filomeno Fortes, frisando que, das três doenças, a que mais progride a nível mundial é a dengue, sendo, por isso, aquela que “deve merecer maior atenção”.

O responsável do IHMT chamou ainda a atenção para a necessidade de um programa de vigilância e controlo perante a possibilidade de uma destas epidemias acontecer na Europa, sobretudo em Portugal.

Além da vigilância epidemiológica, Filomeno Fortes apontou a necessidade de vigilância entomológica (dos mosquitos) nas áreas onde os mosquitos foram identificados: “Tem de haver equipas a deslocarem-se com regularidade a essas áreas, a procurarem fazer captura de vetores e a identificar eventualmente os possam estar infetados”.

O especialista lembrou igualmente que os movimentos migratórios podem aumentar a possibilidade de entrarem na Europa pessoas infetadas.

Disse que o que mais contribui para a possibilidade de haver surtos na Europa são as alterações climáticas, a destruição de florestas, a poluição das terras, água e ar e a alteração de biodiversidade, “que obriga a que os parasitas, os vetores e os vírus se adaptem em áreas e circunstâncias em que anteriormente não conseguiriam sobreviver”.

 

Mais Recentes

Nem lentilha nem feijão: conheça a leguminosa que deve consumir para ficar com a barriga lisa

há 12 minutos

TAP Air Portugal vai ter duas novas rotas para os EUA: vão ligar diretamente Lisboa a Los Angeles e o Porto a Boston

há 35 minutos

Procedimento totalmente inovador promete ser a revolução do tratamento na neoplasia prostática

há 40 minutos

Vila Galé inaugura novo resort no Ceará destacando o bem-estar e experiências únicas

há 48 minutos

Isto é o que acontece ao corpo se comer batatas todos os dias, alertam especialistas

há 2 horas

Opinião: «Excessos na época festiva e o impacto na saúde do fígado», Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

há 3 horas

Precisa de dinheiro? Estes são os signos que (muito provavelmente) vão ficar ricos em 2025

há 3 horas

UE adota recomendação para a criação de espaços sem tabaco ao ar livre

há 3 horas

Investigadores portugueses recebem bolsas do Conselho Europeu de Investigação

há 3 horas

E se o desafiassem para dizer adeus a 2024 num evento de entrada gratuita e com provas de chocolates de borla: aceitava?

há 5 horas

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

há 5 horas

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

há 5 horas

“No inverno tudo piora”: campanha apela à solidariedade para mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio

há 5 horas

Quer comprar um termoacumulador, mas não sabe o que escolher? Estes são os pontos mais importantes a considerar

há 6 horas

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

há 6 horas

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

há 6 horas

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

há 6 horas

Choque tóxico: conheça a condição que levou doente a sofrer amputações depois de ter sintomas de «uma gripe ligeira»

há 6 horas

Pouco conhecida, esta infusão ajuda a baixar a febre se estiver constipado ou com gripe

há 7 horas

É oficial: Europa declara-se “gatólica”. Estudo revela que os gatos superam os cães em popularidade

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.