Alterações súbitas de humor? Saiba porque deve estar atento a estes sinais

Da euforia ao desespero. Estes tipos de respostas emocionais podem sinalizar problemas graves de saúde.

Sempre que pensamos em doenças graves e em preocupantes problemas de saúde automaticamente acabamos por nos concentrar nos sintomas físicos associados. Tendemos a acreditar que as manifestações iniciais de um certo problema serão sentidas fisicamente através de dores, desconfortos, perda de sentidos, etc.

No entanto a verdade é que em muitos casos os primeiros sinais de que algo não está certo podem ser emocionais. Frequentemente desvalorizamos sintomas como uma maior irritabilidade ou nervosismo. Pensamos, por exemplo, que se tratam de consequências naturais após um mau dia no emprego ou após uma discussão com um amigo.

[Leia também: 10 dicas para não entrar em depressão]

A verdade é que este tipo de mudança de humor podem ser sintomas iniciais de problemas graves de saúde, como o Parkinson, a diabetes e doenças cardiovasculares. Eis alguns exemplos que demonstram bem como certas respostas emocionais estão associadas a doenças preocupantes.

Mantenha-se vigilante!

 

  1. Sensação de desespero: Doença cardíaca

Um sentimento intenso de que algo vai correr terrivelmente mal pode ser um sinal de que algo não está bem com a saúde do seu coração. Isto acontece porque este tipo de sintoma pode ser o resultado de uma falta de oxigénio no sangue. De acordo com a Duke University Health System, as mulheres parecem ter uma maior tendência a registar este tipo de sintoma antes de sofrer um ataque cardíaco.

  1. Desorientação: Doença nos pulmões

Os pacientes que sofrem de doenças crónicas nos pulmões registam um risco superior de serem afetados por confusão ou desorientação. Habitualmente as pessoas que sofrem com uma doença pulmonar crónica obstrutiva podem acabar por registar infeções e pneumonias mais frequentes, que diminuem os níveis de oxigénio que chegam ao cérebro. Isto resulta numa maior sensação de confusão e desorientação.

  1. Alterações de humor: Parkinson

Este é um dos sinais iniciais mais comuns da Doença de Parkinson. Isto acontece sobretudo porque este problema médico afeta os níveis de dopamina produzidos pelo organismo. Este é o neurotransmissor que nos faz sentir bem. Ora sempre que as células responsáveis pela produção de dopamina morrem isso resulta numa alteração na disposição emocional do paciente, assim como na sua capacidade de mobilidade.

  1. Apatia: Alzheimer

Uma maior apatia ou falta de motivação está muito relacionada com a doença de Alzheimer, no entanto é um sintoma que acaba por ser frequentemente desvalorizado. Este tipo de sinal pode ser o resultado das alterações cognitivas provocadas por esta doença neurológica.

  1. Irritabilidade: Doença de Huntington

De acordo com um estudo de 2012 publicado na Psychiatry Research, uma maior irritabilidade é um dos sintomas mais associados à doença de Huntington. Este é um problema de saúde grave que causa a deterioração e morte de certas células cerebrais. Os danos provocados no núcleo caudado do cérebro podem, em particular, afetar a capacidade de as pessoas controlarem as suas emoções, tornando mais frequentes as exaltações negativas.

 

[Leia também: Tudo sobre a Osteoporose: a doença que ataca silenciosamente]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...