As redes sociais estão a controlar a sua vida? Eis os principais sinais de alerta

Talvez esteja na hora de fazer um verdadeiro detox tecnológico.

Vivemos numa era em que nos encontramos permanentemente conectados. Especialmente durante a pandemia todos temos passado mais tempo a olhar para écrans, a navegar na internet e, claro, a utilizar as redes sociais.

Sendo certo que estas plataformas podem ser úteis para encontrar alguma conexão social numa altura em que somos obrigados a cumprir um distanciamento físico, a verdade é que podem também afetar negativamente o nosso bem-estar.

Algumas pessoas acabam por apresentar sinais de um claro vício, sobretudo em relação à utilização excessiva do smartphone. Muitas pessoas acabam por passar horas a fazer scroll down nas mais diversas redes sociais, sempre em busca das pequenas doses de dopamina que resultam dos likes e das notificações.

[Leia também: Conselhos para evitar esquemas fraudulentos nas redes sociais]

Esta procura incessante por um bem-estar artificial pode resultar num estado de maior frustração e ansiedade. As “redes” são conhecidas por promover uma cultura de comparação, que nos afeta intensamente. Todos parecem ter uma vida melhor do que nós.

Eis alguns exemplos de sinais de alerta que podem indicar que você (ou alguém de quem gosta) pode estar com uma relação pouco saudável com este tipo de plataformas.

 

  1. Não consegue parar de pensar nestas plataformas

Está constantemente a pensar nas notificações, mensagens e pedidos de amizade que pode receber? Seja no emprego, em casa com a família ou à hora das refeições, certas pessoas demonstram uma incapacidade de controlar este impulso. A verdade é que as empresas que controlam as principais redes sociais sabem bem como as suas plataformas podem ser viciantes, pelo que estão sempre a encontrar estratégias para garantir que os utilizadores voltam constantemente.

 

  1. Arrisca a sua segurança (ou a dos outros) para consultar o telemóvel

Não consegue esperar até chegar ao seu destino para consultar as mais recentes notificações? Então pode estar com um problema. Se tem o hábito de consultar o smartphone sempre que para num semáforo ou sinal Stop, talvez esteja na altura de decretar um detox de redes sociais. Este tipo de distração pode colocar a sua segurança em risco, assim como a de qualquer outro amigo ou familiar que viaje consigo.

 

  1. Problemas no trabalho ou em contextos sociais

Não consegue manter a sua concentração durante o horário de trabalho? Está sempre a tentar olhar para o telefone durante reuniões ou conversas com colegas? A verdade é que este é cada vez mais um problema comum. No entanto, não é apenas a vida profissional que pode ser afetada.

As pessoas que demonstram estar mais viciadas nos seus dispositivos e redes sociais, vão aproveitar qualquer ocasião social para pensar numa boa publicação. Num jantar com amigos ou numa festa de aniversário não conseguem estar simplesmente presente. A sua atenção é frágil e parecem sempre mais interessadas em captar alguns momentos para depois partilhar com os seguidores online.

 

  1. O número de seguidores aumenta, mas sente-se cada vez mais desconectado

É verdade que este tipo de plataformas se apresentam como uma forma eficaz de promover a conexão entre as pessoas. Todavia a realidade parece ser muitas vezes diferente. Muitos utilizadores confirmam a forma como o uso de redes sociais os fazem sentir mais isolados. Os “amigos” e “seguidores” que temos online raramente se traduzem em interações sociais significativas.

Muitas pessoas acabam simplesmente presas num ciclo vicioso cujo objetivo é apenas acumular mais likes e atenção. Nada disso nos faz sentir melhor no longo-prazo. A única forma de conseguirmos estabelecer uma conexão verdadeiramente poderosas com outro ser humanos é através do contacto real e físico. A internet não é a solução milagrosa para todos os nossos problemas… antes pelo contrário.

 

  1. Sente vergonha

Se depois de ler este artigo sente alguma vergonha por se rever em algumas destas atitudes e comportamentos, então é porque sabe que não está a conseguir lidar de forma adequada com a sua presença online. É importante que seja capaz de admitir e compreender que os seus hábitos podem não ser os melhores. Felizmente é possível mudar e fazer escolhas mais saudáveis.

Aceite o desafio de interromper o seu uso de redes sociais durante um mês. No final avalie como essa experiência o fez sentir, O mais provável é que perceba que se sente melhor sem a constante pressão criadas por estas plataformas sociais.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...