No entanto, um estudo descobriu que a ingestão baixa a moderada de cerveja está associada a um menor risco de desenvolver artrite reumatoide.
«Este é um estudo abrangente que reúne os resultados de 30 estudos diferentes em larga escala que analisam os efeitos da dieta no risco de desenvolver artrite reumatoide», disse a professora Janet Cade, epidemiologista nutricional da Universidade de Leeds, no Reino Unido, e coautora do estudo, em comunicado.
«Os resultados são promissores, mostrando que ao comer maiores quantidades de alimentos como peixes gordos, cereais, vegetais e o nutriente vitamina D, as pessoas podem reduzir as possibilidades de desenvolver essa condição dolorosa e debilitante».
«Também é interessante perceber que beber uma quantidade moderada de álcool — o equivalente a meio litro de cerveja ou cerveja de menor teor alcoólico, ou uma taça de vinho por semana — pode reduzir o risco de artrite reumatoide».
A artrite reumatoide é uma doença autoimune que causa dor, inchaço e rigidez nas articulações, particularmente nas mãos, pulsos e joelhos. Também pode causar problemas de equilíbrio e deformar as articulações.