O dia seguinte depois de uma bebedeira costuma ser desagradável para a maioria das pessoas. Além da dor de cabeça, do gosto mau na boca e do enjoo, por exemplo, há quem também sofra com episódios de diarreia.
A diarreia é um sinal de que algo está desequilibrado no sistema gastrointestinal, e o álcool pode ser a causa desse problema.
Dependendo da dose, o álcool pode acelerar a trânsito dos alimentos ingeridos pelo estômago e intestino. Quanto mais rápido o trânsito, menor o tempo para absorção de água e outros nutrientes, o que gera a diarreia. O álcool também tem efeito direto de irritação sobre o estômago e intestino, o que também pode se manifestar como diarreia.
Para que a maior parte das funções do nosso organismo funcione adequadamente, é necessário que a microbiota intestinal esteja equilibrada, e o álcool não ajuda.
Associadas a alimentos gordurosos e ultraprocessados, por exemplo, as bebidas alcoólicas aumentam as possibilidades de ter diarreia, mesmo em doses menores.
A dose que pode induzir a diarreia varia muito de pessoa para pessoa, a depender do mecanismo que gera a diarreia. Há pessoas que podem ter diarreia mesmo com baixas doses. Assim como há pessoas que só apresentam com ingesta de altas doses.
Na maioria dos casos, não há riscos associados a essa condição, mas é preciso estar atento a alguns cuidados no dia seguinte.