Cada vez mais na ordem do dia: aprenda a combater o etarismo

Revelamos sete dicas essenciais para ajudar nesse caminho.

Eduque-se sobre o etarismo

A primeira etapa para combater o etarismo é entender o que ele é e como se manifesta na sociedade. Conhecer os estereótipos associados aos idosos é fundamental para desafiá-los e rompê-los.

Promova a conscientização

Partilhe informações para educar amigos, familiares e colegas sobre a importância de combater a discriminação baseada na idade.

Não utilize linguagem discriminatória

Evite usar linguagem que reforce estereótipos relacionados com a idade. Seja consciente da forma como fala sobre as pessoas mais velhas. Além disso, não permita que piadas ou comentários preconceituosos em relação aos idosos passem despercebidos. Conscientizar indivíduos com esse tipo de comportamento é mais um passo em direção a uma sociedade mais acolhedora com os idosos.

Combata a invisibilidade

Valorize as contribuições dos idosos na sua comunidade e sociedade em geral. Sempre que possível, incentive a interação entre gerações para promover a compreensão mútua e a troca de experiências.

Incentive a inclusão no local de trabalho

Empresas e empregadores podem desempenhar um papel fundamental na luta contra o etarismo. Se tem uma empresa ou um cargo executivo de recursos humanos, promova a diversidade etária no local de trabalho e oportunidades de desenvolvimento para os colaboradores mais velhos.

Promova a autoestima

Incentive a autoestima positiva entre as pessoas mais velhas, ajudando-as a sentirem-se valorizadas e confiantes.

Conheça as políticas dedicadas aos mais velhos

Procure informações e apoie as ações que protejam os direitos dos idosos, incluindo políticas de saúde, segurança social e acesso a cuidados de saúde adequados.

 

Ler Mais