Partilhar

Campanha para ajudar quem precisa de medicamentos arranca hoje: saiba quais as farmácias aderentes

A campanha “Dê troco a quem precisa” arranca hoje em cerca de 600 farmácias de todo o país que vão “convidar os utentes” a doar o troco das suas compras para ajudar quem mais precisa a comprar medicamentos.

20 Maio 2024
Forever Young com Lusa

A 11.ª edição desta iniciativa solidária decorre até 29 de maio e, durante este período, qualquer cidadão poderá dar um donativo ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, que já apoiou mais de 36.00 beneficiários.

Em declarações à agência Lusa, a diretora executiva da Associação Dignitude, Maria João Toscano, adiantou que a adesão da população a esta campanha se tem mantido “muito constante”, com o valor médio do donativo a aumentar ligeiramente para os 70 cêntimos (mais cerca de 10 cêntimos) do que na última campanha em dezembro de 2023 e relativamente aos anos anteriores.

Na última campanha foram angariados cerca de 21 mil euros, adiantou, explicando que todos os donativos são agregados no fundo solidário Abem:, que é “auditado com toda a transparência”, e que tem apenas tem como missão comparticipar os medicamentos a quem necessita.

A associação salienta que o programa Abem: visa permitir “o acesso de forma digna aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.

Para isso, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos para si.

“Às vezes uns cêntimos são o suficiente para nós conseguirmos que estas pessoas mais vulneráveis possam aceder aos seus medicamentos, controlar o seu estado de doença e terem de facto mais dignidade e mais saúde”, realçou.

Maria João Toscano adiantou que o programa está disperso por todo o país, mas explicou que só entra numa determinada região do país com o apoio de parceiro local que pode ser uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) ou uma autarquia.

“Neste momento estamos em 169 concelhos e temos 191 entidades locais que são nossas parceiras, que são as entidades que, em proximidade, conseguem identificar as famílias mais vulneráveis que integram o programa Abem:”, adiantou.

A diretora executiva da associação apelou aos portugueses para que participem nesta campanha, fazendo um donativo na sua farmácia ou por MB WAY ou transferência bancária.

Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova Information Management School, um em cada 10 portugueses não comprou os medicamentos prescritos porque não tem dinheiro para os pagar.

Os beneficiários deste programa são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa.

O abem: está presente em todo o país, incluindo regiões autónomas, e assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento.

Foram associados fundadores da Dignitude António Arnaut, António Ramalho Eanes, Francisco Carvalho Guerra, João Gonçalves da Silveira, João Cordeiro, Maria de Belém Roseira, Odette Santos Ferreira e Ana Paula Martins.

HN // ZO

Lusa/fim

Mais Recentes

A peça de roupa que todos deviam usar quando vão viajar de avião

há 25 minutos

Por que é que Donald Trump, e todos os que o rodeiam, são absurdamente bronzeados? Esta investigação dá a resposta

há 1 hora

Conheça as desvantagens de lavar o rosto com água muito quente (ou fria)

há 2 horas

Óbito: Morreu Maricenne Costa, a cantora que lançou Chico Buarque em disco

há 2 horas

Neste Dia Mundial do Queijo saiba que este alimento faz bem à sua saúde, à sua felicidade (e à sua memória)

há 3 horas

Óbito: Morreu o apresentador de televisão brasileiro Léo Batista

há 3 horas

A atriz Brooke Shields faz uma revelação chocante: «Fizeram uma plástica na minha vagina sem o meu consentimento»

há 3 horas

O realizador David Lynch, recentemente falecido, tinha um paixão sobre a meditação transcendental: descubra em que consiste

há 3 horas

Tal como Kate Middleton, por que se diz “remissão” e não “cura” do cancro?

há 3 horas

Dia Mundial do Queijo: sabe quantos quilos consomem os portugueses deste alimento?

há 4 horas

Blue Monday: não se deixe derrubar e use o exercício como ferramenta para combater o desânimo

há 4 horas

Dores nas articulações: esta planta medicinal vai aliviar e promover a regeneração muscular

há 4 horas

Entrevista: «Queremos ser a maior plataforma de produtos de luxo portugueses, agrupando o que se faz de melhor aqui, tornando Portugal num sinónimo de qualidade», Ana Patrícia Cruz, CEO da Portlux

há 4 horas

Estes 3 signos vão encontrar uma nova forma de rendimento (e mais dinheiro), revelam os astros

há 5 horas

Diga adeus à barriga inchada: esta erva medicinal reduz o inchaço abdominal e acalma as dores de estômago

há 5 horas

Esta é a vitamina que faz o cabelo crescer depressa e previne a alopecia

há 5 horas

Domingo assustador: porque temos medo de voltar ao trabalho à segunda-feira?

há 5 horas

Tem a mania das limpezas? Pois saiba que «uma casa limpa de micróbios é uma fonte de problemas de saúde», dizem os especialistas

há 5 horas

Sem ideias para viajar este ano? Estes 25 destinos têm muito para comemorar durante 2025 e estão a convidá-lo a participar

há 6 horas

Insónia: «Em “Stop Insónia!” disponibilizamos exercícios e meditações para dizer adeus à angústia e ao stress das noites mal dormidas», Alícia Marques e Sofia Caetano, psicólogas

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.