Partilhar

Cancro do Cólon: fique atento a estes sinais os quais não devem (mesmo) ser ignorados

Uma deteção rápida do problema pode ser suficiente para salvar a sua vida. Mantenha-se vigilante.

29 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

Na passada semana todos recebemos a triste notícia de que o ator Chadwick Boseman, do filme “Pantera Negra”, faleceu no dia 28 de Agosto após um longa e dura “batalha” de 4 anos contra um cancro colorretal. Boseman tinha apenas 43 anos.

Este acontecimento serve de aviso para muitos relativamente ao perigo associado a este tipo de cancro. Quando em 2016 o ator recebeu o diagnóstico de que o cancro estava já no estágio 3, as chances de sobrevivência rondavam os 40%. Infelizmente mesmo após várias cirurgias e sessões de quimioterapia não foi possível evitar que o cancro se espalhasse e evoluísse para a sua fase 4.

 

Neste caso, como em inúmeros outros, um diagnóstico mais precoce poderia ter sido determinante para impedir a evolução do problema. A verdade é que muitas pessoas acabam por desvalorizar certos sintomas, evitando marcar antecipadamente uma consulta ou exame que poderá ser fundamental para diagnosticar um cancro.

Eis 5 sintomas e sinais que estão associados a um cancro colorretal, que não devem mesmo ser ignorados.

 

  1. Mudança persistente das rotinas do trânsito intestinal

É certo que uma alteração na frequência com que vamos à casa-de-banho ou na consistência das nossas fezes pode ser o resultado de uma qualquer mudança na dieta alimentar ou no estilo de vida, no entanto se esta mudança se revelar persistente poderá ser necessário tomar mais atenção. Uma obstipação ou uma diarreia que dure mais de uma semana pode indicar a presença de pólipo no intestino, que por sua vez pode estar na origem do desenvolvimento de um cancro.

  1. Desconforto abdominal

Depois de uma refeição mais pesada todos podemos sentir mais gases ou um maior desconforto, no entanto se esta dor se revelar mais severa ou persistente que o normal então isso pode ser um sinal de que o seu organismo não está bem. Os pacientes com cancro no colón tendem a experienciar inchaços frequentes motivados pela alimentação.

  1. Sangramento rectal

Se reparar que as suas fezes contêm sangue então esse pode ser um sinal de cancro colorretal. É frequente que este tipo de cancro se manifeste desta forma no trato intestinal. Seja porque as fezes estão mais escuras ou avermelhadas, é fundamental que faça um exame de sangue capaz de revelar o estado dos seus glóbulos vermelhos. Níveis mais baixos deste tipo de células sanguíneas podem ser um sinal de estágios iniciais de cancro.

  1. Sensação de uma evacuação intestinal incompleta

Um sintoma que afeta muitos pacientes deste tipo de cancro é a sensação de uma defecação incompleta que parece não aliviar totalmente os intestinos. Algo parece não se evacuar como habitual, sendo igualmente comum que a frequência com que vão à casa-de-banho comece a diminuir.

  1. Perda de peso injustificada e fatiga

A perda de peso abrupta é sem dúvida um dos sinais mais comuns e preocupantes de vários tipos de cancro. Em particular neste caso, este sintoma pode estar associado à presença de pólipos no intestino que interfiram na forma como o organismo metaboliza a comida, podendo inclusive bloquear a digestão.

De resto o sangramento interno deste pólipo pode ainda contribuir para uma sensação de maior fraqueza e fatiga. Habitualmente este sintoma surge sem grande explicação e não é aliviado pelo descanso ou pelo sono. É importante que consulte um médico e faça exames para “despistar” a possibilidade de cancro colorretal.

 

Mais Recentes

Cancro do cólon: estudo reforça que «alimentos ultra processados ​​promovem o risco de se ter a doença»

há 12 minutos

Uma dúvida recorrente que importa esclarecer: detergente líquido ou em pó, qual é o melhor?

há 32 minutos

A partir de hoje estes signos vão receber (muito) dinheiro, garantem os astros

há 37 minutos

Um dos 100 melhores spas do mundo é português

há 51 minutos

Se é fumador cuidado: brevemente deixará de o poder fazer nas esplanadas

há 2 horas

Envelhecimento cerebral: cientistas identificam 13 proteínas que podem dar pistas para compreender as doenças neurodegenerativas

há 2 horas

Entrega de presentes em risco: Lapónia cancela o Natal (e este é o motivo)

há 2 horas

Relatório revela as piores e as melhores companhias ferroviárias da Europa: saiba em que lugar está a CP

há 3 horas

Lembra-se de ‘Trainspotting’? Autor avança com sequela e revela o nome da obra que segue a vida das personagens Renton, Spud, Sick Boy e Begbie

há 3 horas

Este é o aeroporto europeu com mais movimento: adivinha onde está localizado?

há 3 horas

Última hora: arqueólogos descobrem túmulo de São Nicolau, a inspiração do “Pai Natal”

há 3 horas

Maníacos por limpeza: estes signos gostam de tudo no seu lugar

há 19 horas

Síndrome de Pica: quando se tem vontade de comer papel ou terra

há 19 horas

Se já fez 50 anos ou está lá perto, saiba como tratar os sinais de envelhecimento

há 19 horas

Saiba quanto deve alongar por dia para ser mais flexível e evitar dores musculares

há 20 horas

O país da Europa onde falar português é um requisito fundamental: tem salários altíssimos e uma qualidade de vida invejável

há 21 horas

«Isto é o que deve fazer para evitar o acumular de cálcio nas artérias», revela famoso cirurgião cardíaco

há 21 horas

Nem esquecimento nem desorientação: «este é o primeiro sintoma que deteto em quem vai sofrer de Alzheimer», revela neurologista

há 21 horas

Este é o detergente para a máquina de lavar roupa que os especialistas recomendam: «deixa as peças impecáveis»

há 21 horas

Diga adeus aos cabelos grisalhos: este produto da Mercadona rejuvenesce os cabelos a partir dos 40 por apenas 3,90 euros

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.