Partilhar

Carrega demasiada bagagem emocional? Eis o que deve mesmo deixar para trás

Em 2021, resolva todos os pensamentos mais negativos que possam estar a bloquear a sua evolução pessoal e a arruinar o seu bem-estar.

21 Janeiro 2021
Forever Young

Ao longo da nossa vida é natural que possamos acumular um conjunto de arrependimentos. “O que teria acontecido se tivesse mudado de emprego?”, “Como seria se não tivesse abandonado a minha relação?”, “Porque julguei tanto aquela pessoa?”. Estes são apenas alguns dos exemplos de questões que podem “assombrar” a nossa mente.

Este tipo de pensamento, suposições e arrependimentos podem parecer algo inofensivos, todavia tem o potencial para afetar o seu bem-estar emocional. Ficar “preso” a estas ideias toda uma vida é uma sentença que não desejamos a ninguém. É assim fundamental que se aprenda como é possível libertar-nos de alguns destes pensamentos mais destrutivos. Apenas assim conseguiremos avançar com a nossa vida de uma forma saudável.

Para auxiliar este processo, os especialistas do portal Psychology Today identificaram recentemente um conjunto de coisas que devemos ser capazes de abandonar em 2021, assim como algumas técnicas para o conseguir fazer.

Eis as principais conclusões.

 

  1. Ressentimentos no escritório

Esta é uma das coisas mais comuns que afeta as pessoas. Sendo certo que o nosso emprego habitualmente é um local que nos pode abrir inúmeras oportunidades, a verdade é que também tem o potencial para gerar inúmeros conflitos. É fundamental que aprenda a ultrapassar alguns dos principais ressentimentos que possa ter acumulado ao longo dos anos.

Este tipo de energia negativa apenas o irá desgastar mais. Procure ser mais generoso – mesmo quando as pessoas possam não o merecer. O mais provável é que uma interação mais cordial com chefes e colegas tenha o potencial para transformar positivamente o seu dia-a-dia.

 

  1. O medo de explorar outras oportunidades de emprego

Se tem passado os últimos tempos a sonhar com a possibilidade de voltar a estudar ou mudar radicalmente a sua área profissional, então esta é altura certa para analisar atentamente esta situação.

Isto não significa que deva tomar nenhuma decisão abrupta. Comece devagar. Desafie-se a procurar oportunidades de emprego no LinkedIn e a estar mais atento a possibilidade interessante dentro da área que deseja.

Pode ainda pedir o auxílio de um especialista profissional que o ajude a gerir este momento da sua carreira e a sinalizar algumas novas oportunidades. Um leque alargado de escolha irá melhorar a sua confiança e sensação de controlo sobre a sua vida.

 

  1. A ideia de que certas características não podem ser alteradas

Sempre teve medo de falar em público? O hábito de chegar atrasado? Ou dificuldades em adaptar-se às novas tecnologias? O facto de estas coisas poderem ter feito parte da sua vida até agora, não significa que isso tenha que definir quem será no futuro. É sempre possível mudar para melhor.

Apesar de parecem características que definem a sua personalidade é essencial que compreenda que, se desejar, pode corrigir alguns destes elementos. Nunca é tarde demais. Durante toda a nossa vida devemos continuar a procurar melhor a nossa forma de ser e estar, garantindo que estamos sempre alinhados com os nossos interesses e desejos.

 

  1. Esconder o desejo de uma relação longo-prazo

Pode até acreditar que expressar a vontade de estabelecer com alguém um compromisso sério possa ser algo assustador. Todavia não deve continuar a esconder esta vontade. Deve ser capaz de ser sincera com quem começa a passar mais tempo. Caso a outra pessoa não esteja interessada em “evoluir” para esse patamar então isso não é um problema, servindo apenas para confirmar que não iria valer apenas continuar a investir numa relação sem futuro.

Ser capaz de afirmar os seus desejos com confiança é um dos aspetos mais essências para o seu bem-estar. Saiba procurar eficazmente aquilo que deseja. Sem rodeios.

 

  1. Optar por não namorar apesar de secretamente o desejar

É comum que a partir de uma certa idade alguns homens e mulheres solteiros se possam conformar com a ideia que que vão continuar sem um parceiro amoroso ao seu lado. Isto pode ser perfeitamente saudável e OK, sobretudo se pessoa tiver encontrado um bom equilíbrio emocional.

No entanto existem algumas pessoas que desejam secretamente encontrar alguém especial, mas têm um enorme receio de procurar fazer algo nesse sentido. Isto, com o tempo, pode gerar um enorme desgosto e frustração.

Neste sentido deve procurar ser mais proativo. Não tenha vergonha de procurar alguém. O simples facto de admitir a si próprio que isto é algo que deseja irá colocá-lo num rumo mais positivo.

 

 

Mais Recentes

Durma bem: comece já hoje a por em pratica estes conselhos

há 6 horas

Depressão Martinho: Monumentos de Sintra vão permanecer fechados

há 9 horas

Devo confiar em influencers para tomar decisões financeiras?

há 9 horas

Os sete pecados capitais estão (finalmente) reunidos à mesa

há 9 horas

MIA Lounge será o primeiro lounge da TAP aberto fora de Portugal

há 9 horas

Dia Mundial da Água: Quooker, a “torneira que faz tudo”, celebra a data

há 10 horas

Será que a comida congelada perde nutrientes?

há 10 horas

Mais de 55 anos: conheça as doenças mais comuns

há 10 horas

Saúde Oral: «90% da população mundial está em risco de sofrer algum tipo de distúrbio», Paulo Ferreira Lopes, médico dentista

há 11 horas

Escalar o Everest vai ficar mais caro para os estrangeiros: «valor é exorbitante»

há 11 horas

Cidade implementa lei para proteger monumentos históricos: multas chegam aos 500 euros 

há 12 horas

Produtos sem glúten têm mais açúcar e menos nutrientes do que alimentos comuns, revela estudo

há 12 horas

A fibra deste cogumelo comum pode proteger contra a gripe, revelam especialistas

há 12 horas

Pode custar 20 milhões de euros por doente: este é o medicamento mais caro alguma vez aprovado

há 12 horas

Rico em vitamina C este vegetal é perfeito para combater a retenção de líquidos e eliminar toxinas

há 13 horas

É isto que acontece quando a bagagem de mão não cabe no compartimento do avião

há 13 horas

Pode ser fatal: como proteger os seus gatos da gripe das aves

há 13 horas

Gatos ganham espaço (e importância) como animais de terapia, revela estudo

há 13 horas

Há localidades portuguesas em risco de despovoamento: calendário diz quais são

há 13 horas

Celulite infeciosa: causada por bactérias provoca lesões dolorosas

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.