No dia 23 de maio, às 17h00, a Associação Amigos do Coliseu do Porto organiza uma cerimónia de homenagem a Pedro Abrunhosa, importante músico e compositor da cidade do Porto, e do país, para sempre ligado à história desta Sala de espetáculos.
Em 1995, perante a ameaça da venda do Coliseu a um culto religioso, Abrunhosa juntou-se à manifestação popular espontânea em defesa da manutenção do Coliseu enquanto sala de espetáculos fundamental da cidade e do país, tendo protagonizado um dos momentos mais simbólicos desse movimento civil, ao algemar-se ao edifício. O alcance desta manifestação popular sem precedentes levou à reversão da venda e à formação da Associação Amigos do Coliseu do Porto.
A ligação afetiva entre o Coliseu e Pedro Abrunhosa ganha, agora, um símbolo material, com a colocação de uma placa de homenagem, a propósito da comemoração dos 30 anos do lançamento de “Viagens”, primeiro e seminal álbum de Abrunhosa.
Esta será apenas a quinta placa comemorativa de um artista a ser afixada nas paredes do Foyer do Coliseu. O momento será pontuado por uma performance de Pedro Abrunhosa ao piano.