Cefaleia tensional: conheça a doença que aperta a cabeça e o pescoço

Conheça os sintomas

A cefaleia tensional pode ser uma resposta a momentos de tensão, ansiedade e stress. Também pode ser ocasionada por questões relacionadas com a saúde dos olhos, como miopia ou astigmatismo que não são tratados de forma correta.

Outros motivos comuns são distúrbios na articulação temporomandibular (ATM), dores na região do pescoço provocadas por má postura e dificuldades de sono ou insónia.

Na cefaleia tensional, a dor de cabeça juntamente com uma sensação de aperto em volta da cabeça ou em pontos distintos é o principal sintoma sentido.

Alguns pacientes descrevem que é como se algo estivesse a apertar fortemente a cabeça, como um capacete apertado.

Sensação de pressão ou de dor atrás dos olhos, sensibilidade à luz, sensibilidade no couro cabeludo também são sintomas comuns.

A cefaleia tensional é muitas vezes tratada com o auxílio de um analgésico ou de um relaxante muscular. Ficar em repouso e em ambientes sem luz pode ser uma solução para diminuir os sintomas.

Nos casos em que o paciente apresenta cefaleia tensional com regularidade, é recomendado visitarum neurologista que recomendará um tratamento profilático.

 

Ler Mais