Cinco alimentos que deve parar de comer imediatamente, segundo uma especialista

Uma nutricionista esclarece-nos.

Existem alimentos que, pela sua composição ou forma de confecção, deve evitar incluir na sua dieta alimentar ou, pelo menos, limitar a frequência e a quantidade com que os ingere. A garantia é do portal online dos clubes Holmes Place.

Sabe quais são esses alimentos? Catarina Morais Santos, nutricionista na Holmes Place, ajuda a identificá-los. Tome nota:

1. Refeições embaladas prontas a comer

Esqueça as lasanhas, arroz de pato, bacalhau com natas e outras refeições pré-cozinhadas. Ao serem confeccionadas com maior adição de sal e de gordura, principalmente saturada, e, muitas vezes, também de açúcar (como conservante), aumentam o risco de obesidade e doenças cardiovasculares.

 

 

2. Carne processada

Salsichas, incluindo as de aves, chouriço, presunto, mortadela, carne enlatada, fiambre e bacon são de evitar. Além do elevado teor em sal e gordura saturada, o uso de nitritos (como conservante e estabilizador da cor) nestas carnes aumenta o risco de toxicidade. 

 

 

3. Grelhados no carvão

Quer seja peixe, carne branca ou vermelha, o contacto directo de alimentos fontes de proteína animal com a fonte de calor e temperaturas bastante elevadas leva à produção de compostos potencialmente cancerígenos.

 

 

 

4. Fritos e snacks salgados

No geral, deve evitar o consumo de todos os fritos e salgados, devido à combinação excessiva de gordura e sal, que aumenta o risco de indigestão, obesidade, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial. Deve ainda ter especial atenção às batatas, congeladas ou de pacote, uma vez que a sua fritura leva à formação de uma substância cancerígena.

 

 

5. Caldos e temperos industrializados


Ricos em sal e gordura, principalmente hidrogenada ou trans, associada a problemas hepáticos e cardiovasculares, entre outros, para além da elevada adição de conservantes. Substitua-os por produtos hortícolas, sobretudo de folha verde escura, e antioxidantes naturais para temperar os alimentos, como sumo de limão, frutos vermelhos (framboesas)e outras peças de fruta fontes de vitamina C (citrinos e kiwi).

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Mark Ronson desvenda futuro dos vídeos de música
Automonitor
Mercedes-Benz revela versões híbridas dos Classe A e B