Partilhar

«Cobrança de cuidados de saúde a estrangeiros inviável em muitos casos», revela ministra

A ministra da Saúde admitiu hoje que a cobrança de cuidados tem sido inviável numa “percentagem relevante” dos estrangeiros que recorrem ao SNS, apontando os casos do Oeste, do Algarve e do Hospital Fernando Fonseca.

12 Fevereiro 2025
Forever Young com Lusa

“É verdade que temos uma percentagem relevante, sobretudo em três zonas – no Oeste, no [Hospital] Fernando Fonseca e no Algarve, onde esta cobrança, esta faturação, essa identificação da entidade financeira responsável se torna, de acordo com os administradores, inviável”, afirmou Ana Paula Martins na Comissão de Saúde, onde está a ser ouvida a pedido do Chega.

Segundo referiu, a esmagadora maioria dos estrangeiros recorrem ao Serviço Nacional de Saúde através das urgências, que, de acordo com a legislação em vigor, não pode recusar assistência a quem precise de receber cuidados urgentes.

Ana Paula Martins citou dados da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), para adiantar que, entre 2021 e 2024, o número de estrangeiros assistidos no Serviço Nacional de Saúde foi de 330 mil, dos quais 139 mil não estavam cobertos por seguros ou protocolos de cooperação com o SNS.

“Com os dados que temos hoje, sabemos que cerca de 40% dos estrangeiros que recorrem ao SNS não têm nem protocolos de cooperação, nem seguros”, afirmou a ministra aos deputados.

A governante salientou no entanto que os estrangeiros são uma parte muito reduzida dos serviços prestados pelo serviço público de saúde.

Em resposta à deputada do PS Susana Correia, a governante adiantou que a IGAS está a fazer um novo levantamento para apurar estes dados em concreto.

Antes da intervenção inicial da ministra, o deputado do Chega Rui Cristina alertou que o turismo de saúde “ameaça a sustentabilidade do sistema”, tendo em conta que “cada vez mais estrangeiros beneficiam de cuidados sem qualquer contrapartida”.

PC/SO // FPA

Lusa/Fim

Mais Recentes

Doença de Gaucher: «Embora não haja cura, existem medicamentos e tratamentos que podem ajudar os doentes» Fátima Ferreira, hematologista

há 11 minutos

«Este é o chá que deve beber para melhorar a saúde dos rins», asseguram os especialistas

há 29 minutos

«90% da nossa felicidade vem dos nossos intestino», garante especialista

há 42 minutos

Medicamento que imita a cannabis promete “revolucionar” o tratamento da dor crónica

há 54 minutos

Produto para o cabelo recolhido das prateleiras: «contém uma substância proibida na Europa», alertam autoridades

há 1 hora

Pré-reforma: se está a pensar avançar convém saber se tem direito em 2025

há 2 horas

Autoridades alertam para risco de medicamentos de terapias avançadas não autorizados

há 2 horas

“Viajar sem pressa”: fiscaliza velocidade na estrada

há 2 horas

«Nova depressão chega na quarta-feira», alertam autoridades

há 2 horas

Afinal quem tem prioridade nas filas: vejamos as regras do atendimento prioritário

há 18 horas

Síndrome de Ativação dos Mastócitos: conheça a doença da alergia às emoções fortes

há 19 horas

Meditação: apesar dos benefícios há quem relate «experiências desagradáveis»

há 20 horas

Alergias: conhecer os diferentes tipos de pólen pode ser fundamental

há 21 horas

Fertilidade masculina: «Risco de autismo aumenta quanto mais avançada for a idade do pai», revelam especialistas

há 22 horas

Tarefas desagradáveis: descubra as estratégias mais eficazes para as executar

há 23 horas

Branco, amarelo ou mascavado: conheça as diferenças entre os açúcares

há 24 horas

No brunch do Dia do Pai no Mama Shelter Lisboa há um super buffet

há 1 dia

Reforma: conheça (e evite) os 10 erros mais comuns

há 2 dias

Quer ter uns dentes verdadeiramente saudáveis? Basta seguir estes conselhos

há 2 dias

Uma escova limpa é meio caminho para ter um cabelo saudável: consiga-o seguindo à risca estas dicas

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.